A NASA anunciou progressos significativos no desenvolvimento da estação espacial comercial Starlab, que recentemente atingiu quatro marcos cruciais. Esses avanços são parte de um acordo da Lei Espacial da NASA, assinado em 2021, com foco na análise do projeto preliminar do artigo de teste estrutural do habitat, integração de sistemas, operações integradas e um plano de testes estruturais do habitat.
Segundo Angela Hart, gerente do programa de Desenvolvimento Comercial da Órbita Terrestre Baixa da NASA, essas conquistas refletem o compromisso da Starlab com o avanço de sua destinação comercial, sendo cada marco bem-sucedido um passo mais perto de criar uma órbita terrestre baixa comercializada, dinâmica e robusta.
A estação espacial comercial, projetada para ser lançada em um único voo, incluirá um grande módulo de habitação e laboratório, juntamente com um módulo de serviço menor para fornecimento de energia e propulsão.
Revisões e testes
No início deste ano, a Starlab Space concluiu uma revisão preliminar do projeto de um artigo de teste estrutural, que tem o apoio da NASA. Esse artigo de teste é uma unidade de desenvolvimento de engenharia do módulo de habitação da estação, onde os astronautas passarão a maior parte do tempo vivendo e trabalhando. Uma unidade de desenvolvimento de engenharia é um modelo físico usado para testar e verificar o design de um projeto, como uma estação espacial.
A Starlab também divulgou recentemente um plano de testes para o artigo de teste estrutural, incluindo testes de qualificação da unidade de desenvolvimento, desde verificações de soldagem até testes de pressão e carga estática. Os testes de pressão verificam a integridade estrutural dos componentes, pressurizando-os a níveis mais altos do que o normal, enquanto os testes de carga estática avaliam a resposta do sistema sob carga aplicada.
Ademais, a Starlab realizou revisões de integração de operações e de sistemas, abrangendo atualizações na arquitetura da estação, interfaces de segmentos, objetivos do programa e uma análise completa dos requisitos do programa.
Ainda neste ano, a Starlab deverá concluir uma revisão preliminar do projeto e uma revisão de segurança da fase 1, para certificar que o projeto da estação atenda aos requisitos do sistema, incluindo a verificação do voo espacial tripulado, com riscos aceitáveis. A revisão de segurança resumirá o design atual e a abordagem geral de segurança da estação.
A estratégia da NASA para a órbita terrestre baixa
A NASA está apoiando o projeto e o desenvolvimento de várias estações espaciais comerciais, como a Starlab, através de acordos financiados e não financiados. Após a fase de projeto e desenvolvimento, a agência planeja adquirir serviços de uma ou mais empresas, pretendendo ser um dos vários clientes de destinos na órbita terrestre baixa.
A estratégia de microgravidade da NASA na órbita terrestre baixa baseia-se na vasta experiência da agência em voos espaciais tripulados para avançar as metas científicas e de exploração. Com a aproximação do fim das operações da Estação Espacial Internacional, a NASA pretende fazer a transição para um novo modelo de órbita terrestre baixa para continuar aproveitando os benefícios da microgravidade. Através de parcerias comerciais, como o desenvolvimento da Starlab, a NASA procura manter a sua liderança em pesquisa em microgravidade e garantir benefícios contínuos para a humanidade. Para mais informações sobre a estratégia de microgravidade da NASA na órbita terrestre baixa, visite: https://www.nasa.gov/leomicrogravitystrategy
Contato para a imprensa:
Claire O’Shea
Sede, Washington
202-358-1100
claire.a.o’[email protected]
Anna Schneider
Centro Espacial Johnson, Houston
281-483-5111
[email protected]
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.