Em um esforço para otimizar o tráfego aéreo, a NASA, em colaboração com a indústria da aviação e a Administração Federal de Aviação (FAA), desenvolveu uma ferramenta inovadora chamada Roteamento Colaborativo Digital de Partida. O objetivo é tornar as decolagens de grandes aeroportos internacionais mais eficientes, reduzindo o consumo de combustível e os atrasos nos voos.
A ferramenta analisa dados existentes sobre atrasos e identifica oportunidades para economizar tempo por meio de pequenas alterações nas rotas de partida. As propostas de rotas mais eficientes são apresentadas em tempo real às companhias aéreas, que decidem se as utilizarão, coordenando-se com o controle de tráfego aéreo através de um processo digital simplificado.
Testes exaustivos estão sendo realizados nos aeroportos internacionais de Dallas Fort Worth e Love Field, no Texas, com a participação de grandes companhias aéreas, como American Airlines, Delta, JetBlue, Southwest e United. Além disso, a pesquisa será expandida para outros grandes aeroportos em Houston.
Shivanjli Sharma, gerente do projeto de Gerenciamento de Tráfego Aéreo – eXploração da NASA, destaca que:
“Estamos possibilitando o uso de serviços digitais para melhorar significativamente a eficiência da aviação. Simplificar as operações das companhias aéreas, reduzir as emissões e economizar tempo fazem parte da criação de um sistema de espaço aéreo de próxima geração eficiente”.
A ferramenta Roteamento Colaborativo Digital de Partida é um dos vários instrumentos digitais de gerenciamento de tráfego aéreo baseados na nuvem que a NASA e a indústria planejam desenvolver e demonstrar. Essas iniciativas fazem parte da Parceria Nacional de Voo Sustentável da agência, que busca acelerar o progresso rumo à meta de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa na aviação até 2050.
A animação abaixo ilustra as economias proporcionadas pelo Roteamento Colaborativo Digital de Partida em apenas um aeroporto. Conforme a ferramenta é implementada em mais locais, as economias se acumulam, resultando em um impacto ainda maior.
As ações fazem parte da visão da NASA para transformar o espaço aéreo das comunidades, tornando-o mais sustentável, eficiente, seguro e silencioso. O projeto demonstra o compromisso da NASA em liderar a exploração científica e promover avanços tecnológicos que beneficiem a sociedade.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.