Ciência

NASA atualiza planos para missões lunares e a Marte

A NASA divulgou, na última sexta-feira, uma atualização de sua arquitetura para missões lunares e a Marte, como parte do programa Artemis. Os documentos revisados incluem uma atualização do Documento de Definição de Arquitetura, que detalha os métodos técnicos e os processos dos planos de exploração da agência, além de um resumo executivo e 12 novos documentos informativos (white papers) sobre tópicos-chave.

Segundo Jim Free, Administrador Associado da NASA, a revisão da arquitetura é fundamental para o planejamento de uma missão tripulada a Marte: “NASA’s Architecture Concept Review process is critical to getting us on a path to mount a human mission to Mars. We’re taking a methodical approach to mapping out the decisions we need to make, understanding resource and technological trades, and ensuring we are listening to feedback from stakeholders.

Entre as novidades, destaca-se a decisão de utilizar energia de fissão nuclear como fonte principal de energia na superfície de Marte. Um dos sete pontos-chave para uma missão tripulada ao planeta vermelho, a escolha visa garantir a sustentabilidade da energia para os astronautas, independente de ciclos diurnos ou tempestades de poeira.

A atualização também apresenta uma lista mais ampla e priorizada de decisões arquitetônicas cruciais para o envio de humanos ao planeta vermelho. Dois novos elementos foram adicionados à arquitetura Lua-Marte: um módulo de carga para a superfície lunar e um habitat inicial na superfície lunar. Este módulo entregará itens logísticos, cargas úteis de ciência e tecnologia, sistemas de comunicação e outros equipamentos. Já o habitat abrigará astronautas, ampliando o tamanho da equipe, o alcance e a duração das missões de exploração e possibilitando oportunidades científicas tripuladas e não tripuladas.

A revisão do Documento de Definição de Arquitetura inclui mais informações sobre o processo de mapeamento de decisões da NASA – como a agência decide quais decisões devem ser tomadas no início do processo de planejamento com base em seus impactos em decisões subsequentes – e uma lista de oportunidades impulsionadas pela arquitetura que ajudam as organizações de desenvolvimento de tecnologia a priorizar pesquisas em novas tecnologias que habilitarão a arquitetura Lua-Marte. Catherine Koerner, administradora associada do Diretório da Missão de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração da Sede da NASA em Washington, afirma: “Identifying and analyzing high-level architecture decisions are the first steps to realizing a crewed Mars exploration campaign. Each yearly assessment cycle as part of our architecture process is moving us closer to ensuring we have a well thought out plan to accomplish our exploration objectives.

A arquitetura Lua-Marte da NASA incorpora o feedback de empresas americanas, universidades, parceiros internacionais e da própria equipe da NASA. A agência normalmente publica uma série de documentos técnicos no final de seu ciclo de análise anual, incluindo uma atualização do Documento de Definição de Arquitetura e documentos informativos que detalham tópicos frequentemente levantados. A iniciativa faz parte da campanha Artemis, que visa estabelecer uma base para exploração científica de longo prazo na Lua, levar os próximos americanos e o primeiro astronauta parceiro internacional à superfície lunar e preparar expedições humanas a Marte. Para mais informações sobre avanços em segurança e projetos espaciais, veja este relatório técnico da NASA.

Para acessar os documentos da arquitetura Lua-Marte da NASA, visite: https://www.nasa.gov/moontomarsarchitecture

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.