Estudantes do ensino médio em Indiana estão participando de pesquisas inovadoras da NASA, com o objetivo de desenvolver motores de aeronaves mais silenciosos e com maior eficiência de combustível. Essa iniciativa é resultado de uma colaboração entre pesquisadores do Centro de Pesquisa Glenn da NASA, em Cleveland, e educadores do Laboratório de Turbomáquinas da Universidade de Notre Dame. O projeto visa incentivar o interesse dos alunos por carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
Recentemente, a Universidade de Notre Dame recebeu alunos da The Portage School of Leaders High School e uma equipe da NASA Glenn para uma demonstração do *Advanced Noise Control Fan* (Ventilador Avançado de Controle de Ruído) em funcionamento. O equipamento, pertencente à NASA, é um banco de testes configurado para o estudo de tecnologias para motores de aeronaves mais silenciosos. Essa configuração, conhecida como conceito de rotor aberto, consiste em um ventilador de motor sem cobertura. Microfones de solo foram utilizados para avaliar o som emitido pelo rotor durante sua operação em diferentes velocidades.
O Advanced Noise Control Fan está emprestado à Universidade de Notre Dame por meio de um Acordo Espacial com a NASA. Essa parceria proporciona um laboratório prático para estudantes em áreas de STEM.
Os alunos da escola, que faz parte da Career Academy Network of Public Schools, utilizaram impressoras 3D da própria instituição para fabricar componentes do ventilador de rotor aberto. Essas peças, chamadas de palhetas do estator, auxiliam na direção e controle do fluxo de ar, garantindo o funcionamento adequado das grandes pás expostas do ventilador, característica principal do design do motor de rotor aberto.
“Foi algo indescritível”, afirmou Rebecca Anderson, aluna do ensino médio. “A parte que mais gostei foi quando o ventilador começou a funcionar. Foi realmente impressionante ver como ele era silencioso. Sinto que todos os envolvidos em STEM gostariam de trabalhar na NASA, inclusive eu.”
O pesquisador da NASA, Dr. Daniel Sutliff, que acompanhou os alunos durante o projeto, destacou a importância da iniciativa. “Esta é uma pesquisa prática e real para eles”, explicou Sutliff. “Se as companhias aéreas conseguirem utilizar tecnologias para tornar o voo mais silencioso e limpo, os passageiros terão voos mais agradáveis.”
A pesquisa com o Advanced Noise Control Fan é apoiada pelo projeto de Tecnologia Avançada de Transporte Aéreo da NASA e seu desafio técnico de Propulsores Integrados Eficientes e Silenciosos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.