Com expectativa de ser um dos maiores espetáculos astronômicos observáveis a olho nu no ano de 2022, a chuva de meteoros Tau Herculídeas deverá acontecer na madrugada desta terça-feira (31).
Segundo estimativas da agência aeroespacial norte-americana Nasa, o evento poderá ter até mil meteoros por hora. A certeza de que ele acontecerá, no entanto, não é total, alerta a agência.
A Tau Herculídeas é, na verdade, um rastro de pedaços de um cometa fragmentado, o 73P/Schwassmann-Wachmann, ou SW3. Ele foi partido em pedaços em 1995. O cometa só seria visível no céu terrestre, dada sua trajetória e velocidade, a partir do mês de agosto.
Porém, se os fragmentos que se soltaram do SW3 tiverem velocidade suficiente – o dobro do cometa original – a chuva de meteoros acontecerá e será visível. Observações feitas em 2009 apontam que este é o caso. A Nasa recomenda cautela, e diz que é possível que o fenômeno não seja visível.
O ápice do evento será à uma hora da manhã. O evento poderá ser observado nos céus do hemisfério sul, mas será ainda mais intenso no hemisfério norte. Moradores de Natal, no Rio Grande do Norte, poderão observar o fenômeno entre 0h e 2h, no horário de Brasília.
Ao G1, o astrônomo José Dias do Nascimento Júnior, professor do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN (DFTE), lembra que “esse evento vai ser mais forte nas regiões Norte e Nordeste do país. Nós vamos ter uma visibilidade privilegiada. Vamos ter que olhar para o céu na direção Noroeste”.
José Dias destaca também que “não precisa de nenhum equipamento, de nenhum telescópio, nenhum tipo de binóculos, porque são fenômenos grande-angulares”.
Caso aconteça ou não, entusiastas de astronomia e observadores do céu poderão acompanhar a Tau Herculídeas online, pelo streaming do projeto Telescópio Virtual – uma iniciativa que reúne telescópios profissionais e amadores de forma remota e acessível para o público em geral.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.