A NASA alcançou um marco significativo no desenvolvimento de sua aeronave de pesquisa supersônica silenciosa X-59. No dia 12 de dezembro, a equipe do projeto realizou com sucesso o primeiro teste de funcionamento do motor com pós-combustor máximo. Este teste crucial foi conduzido nas instalações da Skunk Works da Lockheed Martin em Palmdale, Califórnia, e demonstra a capacidade da aeronave de atingir as condições de voo supersônico pretendidas.
O pós-combustor, um componente de alguns motores a jato, é essencial para gerar o empuxo adicional necessário para que o X-59 atinja suas velocidades supersônicas. O motor F414-GE-100, quando operado com pós-combustor, provou funcionar dentro dos limites de temperatura e com fluxo de ar adequado para o voo. Este teste também validou a capacidade do motor de operar em sincronia com outros subsistemas da aeronave, garantindo um desempenho integrado e seguro.
A X-59 é o principal projeto da missão Quesst da NASA, que visa superar uma grande barreira para o voo supersônico sobre áreas povoadas: o estrondo sônico. O objetivo da missão é reduzir significativamente o ruído associado ao estrondo sônico, tornando o voo supersônico mais aceitável e viável em rotas terrestres. A expectativa é que o primeiro voo do X-59 ocorra em 2025.
O teste de motor com pós-combustor máximo é um passo importante na preparação da aeronave para seus voos de teste. Ao demonstrar a capacidade do motor de fornecer o empuxo necessário, a NASA se aproxima de seu objetivo de tornar o voo supersônico mais silencioso e eficiente. Um estudo da NASA em pesquisa de motores de aeronaves mais silenciosos demonstra o compromisso da agência com essa meta.
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