A véspera de Natal no Rio de Janeiro será marcada por céu nublado e temperaturas máximas de 27°C, com uma pequena probabilidade de pancadas de chuva isoladas. De acordo com o meteorologista Thiago Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maior concentração de chuva está prevista para outras regiões do estado, especialmente entre a tarde e a noite.
Já no dia de Natal, o tempo deve melhorar na capital fluminense, com sol entre nuvens e temperaturas chegando aos 32°C, sem previsão de chuva. Contudo, no restante do estado, o dia 25 ainda terá chances de chuvas isoladas, principalmente à tarde e à noite, conforme informou o Inmet.
As condições para chuva intensa no estado são maiores durante a tarde e a noite do dia de Natal, com destaque para as regiões Serrana, metropolitana (exceto a capital) e norte fluminense. O alerta para essas áreas é para um possível aumento no volume e intensidade das precipitações.
O município do Rio de Janeiro retornou ao Estágio 1 às 9h de domingo. O alerta emitido pelo Centro de Operações da Prefeitura se baseou na ausência de previsão de chuva moderada para as próximas horas. Segundo o Sistema Alerta Rio, o radar meteorológico do Sumaré não identificou núcleos de chuva sobre o município e regiões próximas.
O Estágio 1 representa o primeiro nível em uma escala de cinco e indica a ausência de ocorrências de grande impacto. “Nesse estágio, podem ocorrer pequenos incidentes, mas que não interferem de forma significativa na rotina do cidadão”, explicou o Alerta Rio.
A previsão para as próximas horas é de tempo instável, com céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuviscos pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite, acompanhadas de raios e rajadas de vento moderadas a fortes. As temperaturas devem se manter estáveis, com máxima prevista de 31°C, segundo o Alerta Rio.
De acordo com o Inmet, a madrugada e a manhã desta segunda-feira (23) terão céu nublado com chuvas e ventos fracos, condição que se repetirá à noite. A tarde não deverá ter chuvas.
A capital fluminense enfrentou períodos de chuva nos últimos dias. Na sexta-feira (20), um temporal de quase duas horas causou diversos transtornos, como alagamentos em diversas ruas das zonas sul, oeste e norte, além de caos no trânsito e queda de árvores. No Humaitá, uma árvore de grande porte caiu e danificou um parquinho. Na Rocinha, a enxurrada arrastou motos estacionadas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.