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Servidores públicos federais têm até 30 de abril para validar cadastro no SouGov.br

Atualmente, o Poder Executivo Federal conta com 412.783 aposentados e 288.150 pensionistas.

Servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas devem realizar a validação cadastral anual, de forma obrigatória, até o dia 30 de abril. O procedimento é essencial para assegurar a continuidade do acesso a serviços e benefícios oferecidos pelo governo federal.

A validação deve ser feita exclusivamente através da plataforma digital do governo federal SouGov.br, na seção destinada à Validação Cadastral.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa que os dados a serem validados abrangem informações pessoais e funcionais. A atualização cadastral, além de garantir a correta identificação dos servidores, também representa uma importante medida de segurança para a prevenção de fraudes. 

Atualmente, o Poder Executivo Federal conta com 412.783 aposentados e 288.150 pensionistas. Até o momento, o MGI contabiliza que 27% dos aposentados e 19,43% dos pensionistas já realizaram a validação cadastral.

O MGI também comunicou que aposentados e pensionistas com pendências na prova de vida podem realizar o procedimento logo após a validação cadastral, utilizando o mesmo portal do servidor. A prova de vida é um procedimento anual obrigatório para a manutenção dos pagamentos. 

Passo a passo da validação cadastral

A validação cadastral é realizada em cinco etapas:

  1. Autodeclarações;
  2. Dados pessoais;
  3. Contatos;
  4. Documentos;
  5. Outros dados.

Ao acessar o SouGov.br, a tela de validação cadastral será exibida automaticamente ao usuário.

Na primeira etapa, o servidor deve confirmar se possui mais de uma aposentadoria ou pensão, indicando se estas são provenientes do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) ou do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em seguida, os dados pessoais serão exibidos para verificação. O usuário deverá conferir as informações e realizar as alterações necessárias antes de prosseguir. Na etapa de contatos, é fundamental verificar e atualizar o telefone, e-mail e endereço cadastrados.

O sistema permite que o usuário interrompa o processo a qualquer momento, bastando clicar em “Salvar para continuar depois”.

Servidores que não realizarem a validação cadastral até o dia 30 de abril terão o acesso aos demais serviços do SouGov.br bloqueado até a regularização da situação.

Canais de dúvidas

O MGI disponibilizou um site com perguntas frequentes e informações detalhadas sobre a validação cadastral.

Em caso de dúvidas adicionais, o MGI orienta os usuários a entrarem em contato com o Departamento de Gestão de Pessoas do órgão ao qual estão vinculados.

Alerta: O MGI reforça que dados pessoais nunca devem ser fornecidos por telefone ou mensagens não oficiais. Desconfie de solicitações de informações que pareçam suspeitas.

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Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 31 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

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