Rio Grande do Norte

Vendas do comércio potiguar começam 2017 em queda

O IBGE divulgou os dados relativos às vendas do comércio varejista em todo o país no mês de janeiro. No Rio Grande do Norte, o chamado Varejo Ampliado (que inclui os segmentos de veículos e materiais de construção), amargou o 19º mês seguido de quedas, com uma retração de 8,8% em relação a janeiro de 2016, quando as vendas já haviam registrado uma queda de 12,4% sobre o mesmo mês de 2015.

O início de ano desanimador se soma ao desalento já verificado com a queda acumulada de 9,7% em todo o ano passado, o que representou perdas de cerca de R$ 1,9 bilhão para as lojas do varejo norte-riograndense.

A retração potiguar foi bem maior que a média nacional (que ficou em 4,8%) e a terceira mais alta do Nordeste – menor apenas que as quedas verificadas no Piauí (-13,7%) e em Sergipe (-10,5%).

Os segmentos que registraram as maiores perdas nas vendas no ano foram os de Livros, jornais, revistas e papelaria, com -17%; Combustíveis e Lubrifiantes (-9%); e Hipermercados e Supermercados (-9%). Todos os segmentos registraram queda.

“São números preocupantes, particularmente preocupantes. Primeiro porque esta queda se dá sobre uma base de comparação já muito baixa, que foi a retração acima de 12% registrada em janeiro de 2016. Segundo porque o segmento que teve maior retração é aquele que vive em janeiro um dos seus melhores momentos do ano, que é o de livros e papelaria. Isto mostra que, de fato, o consumidor começou o ano com o pé no freio e cortando na carne. Infelizmente, os números de janeiro foram muito desanimadores. Resta-nos esperar fevereiro e, sobretudo, março, para vermos se as primeiras medidas de estímulo à economia já começam a impactar positivamente nos números”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.