Rio Grande do Norte

Usuário com dúvida na conta de água pode solicitar serviço de aferição de hidrômetro

Para garantir que não haja dúvidas quanto ao consumo de água cobrado de cada usuário, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) disponibiliza aos clientes o serviço de aferição de hidrômetro, feito mediante solicitação do interessado e depois de cumpridos alguns pré-requisitos, inclusive a vistoria do imóvel.

A checagem de hidrômetro está disponível para os clientes das regionais Natal Sul (zonas sul, leste e oeste de capital), Natal Norte (zona norte da capital e cidades vinculadas), e ainda, Regional Litoral Sul, Regional Assú, Regional Caicó e Regional de Pau dos Ferros e suas respectivas cidades vinculadas.

Caso o laudo emitido comprovar que o hidrômetro não tinha qualquer alteração será cobrada uma taxa de R$ 55,20, a ser incluída na conta do usuário, podendo ser parcelada. Por isso, é importante que antes de solicitar o serviço da Caern, havendo dúvidas sobre alteração excessiva no valor da conta mensal, por exemplo, o usuário deve verificar se não existem vazamentos ou outras avarias que acabem por acarretar o aumento do consumo.

Márcio Gomes, chefe da Unidade de Cadastro e Faturamento da Caern, explica que o cliente pode acompanhar o aferição do hidrômetro na Caern, com a presença também de um técnico do Inmetro. “São feitos cinco testes, dentro dos critérios estabelecidos pelo Inmetro e, depois, é emitido um laudo para o cliente”, explica Márcio.

Caso seja detectado problema no hidrômetro, outro equipamento, devidamente aferido, é colocado no lugar e a conta de água é reemitida, com base em uma nova medida de consumo do período de cinco dias, a ser projetada para um consumo mensal. Nesse caso, o usuário não paga o serviço. Quando o cliente tem interesse em solicitar o aferimento, deverá procurar o escritório local ou distrital da Caern ou o atendimento da Caern na Central do Cidadão.

PARALELO

Nas cidades do interior onde não há o serviço de aferição, como por exemplo, Mossoró, a Caern faz a checagem do uso instalando um hidrômetro paralelo. “O próprio operador do sistema vai à casa do usuário e instala outro hidrômetro para fazer a medição do consumo em paralelo”, informa Márcio Gomes. A medição é feita por no máximo uma semana e, em caso de divergência, o hidrômetro é trocado. Nessas situações, o consumidor não paga qualquer taxa pelo serviço.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Um Comentário

  1. Em 2021, o valor cobrado é de R$ 85,00 reais, se o laudo constar que não há problema no hidrômetro. Interessante que numa residência com encanação elevada e exposta, onde um vazamento seria bem visível, principalmente pra um vazamento em que o hidrômetro acusa 10m cúbicos de agua em 5 dias com todos os registros fechados e a casa desocupada, mesmo depois do mesmo ter sido levado para aferição. Ainda não entendo como tenho que acreditar que realmente este teste de aferição seja confiável e real, quando eles também duvidam que não há vazamento em casa. Só no Brasil mesmo que uma empresa leva a peça e testa sem qualquer presença do dono. Aliás todo serviço realizado pela caern no hidrômetro é feita sem qualquer aviso prévio ao dono do imóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.