São Gonçalo do Amarante
Tendência

São Gonçalo do Amarante institui Secretaria Municipal de Cultura para impulsionar políticas culturais

Para o gestor da nova pasta, a mudança vai facilitar a captação de recursos, a elaboração de planos culturais e o desenvolvimento de projetos, proporcionando maior autonomia para a gestão cultural municipal.

São Gonçalo do Amarante, município da Grande Natal conhecido como o Berço da Cultura Popular, oficializou a criação da sua Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa, sancionada pelo prefeito Jaime Calado em solenidade no Teatro Municipal Poti Cavalcanti, marca um avanço estratégico para a valorização e o fortalecimento das políticas culturais locais.

A nova pasta será liderada pelo advogado e ator Gleydson Almeida, que acumulará a função com a presidência da Fundação Cultural Dona Militana. Segundo Almeida, a criação da secretaria representa uma conquista histórica para a classe artística do município.

A criação da secretaria surge em um momento importante, com a descentralização dos investimentos culturais promovida pelo Ministério da Cultura (MinC). Estados e municípios passam a ter acesso direto a programas como a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), abrindo novas possibilidades de financiamento para projetos culturais locais.

Para o gestor da nova pasta, a mudança vai facilitar a captação de recursos, a elaboração de planos culturais e o desenvolvimento de projetos, proporcionando maior autonomia para a gestão cultural municipal. “Essa conquista coroa uma batalha histórica dos artistas são-gonçalenses. Agora, poderemos dialogar diretamente com o MinC e ocupar um espaço de igualdade dentro da gestão municipal para discutir as políticas culturais da nossa cidade“, afirmou Gleydson Almeida.

Ainda segundo Gleydson, a Fundação Dona Militana manterá seu papel, mas a Secretaria de Cultura terá um papel de dinamizar ações e ampliar o acesso a recursos.

Estrutura e avanço para a cultura local

O prefeito Jaime Calado ressaltou a importância da iniciativa e a consolidação de uma estrutura que vem sendo construída ao longo dos últimos dez anos. “São Gonçalo é o Berço da Cultura Popular, e essa secretaria completa uma estrutura que vem sendo construída ao longo dos últimos dez anos, com a criação do Conselho de Cultura, do Fundo Municipal de Cultura e do Sistema Municipal de Cultura“, declarou o prefeito.

A nova secretaria representa um passo significativo para o desenvolvimento cultural de São Gonçalo do Amarante, ao possibilitar a implementação de ações mais eficazes e o acesso a recursos para fortalecer a identidade cultural do município.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.