Rio Grande do Norte
Tendência

Servidores do Detran-RN fazem paralisação de 24h na quinta-feira (6)

Diante desse cenário, a categoria espera que o governo se posicione e dê início às tratativas sobre o auxílio-alimentação, além de resolver a questão dos terceirizados.

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) decidiram paralisar as atividades por 24 horas na próxima quinta-feira (6 de fevereiro). A decisão foi tomada em Assembleia virtual no último dia 30 de janeiro e contará com um Ato Público em frente à sede do órgão, em Natal, a partir das 8h.

O movimento está sendo organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (SINAI-RN) e tem como principal motivo o descumprimento parcial de um acordo firmado pelo Governo do Estado em 2024.

A categoria reivindica o início das negociações para o reajuste do auxílio-alimentação, conforme estabelecido em acordo assinado com a gestão da governadora Fátima Bezerra no ano passado. O documento previa que as tratativas deveriam ter sido iniciadas em janeiro de 2025, mas, segundo os servidores, o governo ainda não deu nenhum passo nesse sentido.

Outro ponto central do protesto é a solidariedade aos trabalhadores terceirizados do Detran-RN, que enfrentam atrasos nos pagamentos de salários, vales-alimentação e transporte. Segundo relatos da categoria, esses profissionais estão sendo penalizados com a precarização dos contratos, o que tem comprometido a prestação dos serviços.

Além disso, os trabalhadores denunciam que o Detran-RN enfrenta uma situação de precarização, o que impacta diretamente a qualidade do atendimento à população. Eles cobram maior autonomia para o órgão, a fim de que os direitos dos servidores e da população sejam garantidos.

Mobilização sindical e reivindicações

A paralisação de advertência reforça a insatisfação da categoria com a atual gestão do Governo do Estado. O SINAI-RN já havia alertado sobre a necessidade de um diálogo mais efetivo com os servidores, especialmente em relação a reivindicações salariais e melhorias nas condições de trabalho.

O sindicato também reforça que a luta da categoria “não é apenas por benefícios próprios, mas também pela valorização do serviço público e pelos direitos da população que utiliza o Detran-RN diariamente“. Para os trabalhadores, a falta de investimento no órgão prejudica a execução das atividades e compromete a eficiência dos serviços.

Diante desse cenário, a categoria espera que o governo se posicione e dê início às tratativas sobre o auxílio-alimentação, além de resolver a questão dos terceirizados. Caso isso não ocorra, novas mobilizações podem ser convocadas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.