Rio Grande do Norte
Tendência

RN registra mais de 98 mil raios em 2024; veja as cidades mais atingidas

Levantamento da Neoenergia Cosern com base em dados da plataforma Climatempo mostram que a maior incidência foi no Oeste.

O estado do Rio Grande do Norte foi palco de uma intensa atividade elétrica atmosférica em 2024, com um total de 98.338 raios registrados. O levantamento, realizado pela Neoenergia Cosern com base nos dados da Plataforma Climatempo, apontou que as regiões Oeste e Seridó concentraram os maiores índices.

Esse fenômeno natural impactou diretamente o fornecimento de energia elétrica, deixando 295 mil unidades consumidoras temporariamente sem serviço durante o ano.

De acordo com Igor Mateus de Araújo, gerente de Desempenho da Operação da Neoenergia Cosern, a quantidade de raios que atinge o estado pode surpreender, especialmente quem vive em áreas urbanas maiores. “Para muitas pessoas, esse volume de raios que atingiram o solo do Rio Grande do Norte causa estranheza. Afinal de contas, principalmente para quem mora nas maiores cidades, não é comum ver um raio caindo. Mas, sim, o estado tem um histórico de grande incidência de raios e precisamos estar preparados para lidarmos com os efeitos desses fenômenos naturais na rede elétrica. Como forma de prevenção e segurança, para garantir regularidade no fornecimento de energia mesmo em dias chuvosos e com quedas de raios, instalamos 126 para-raios na nossa rede elétrica ao longo do ano passado, por exemplo”, explicou Araújo.

Municípios mais atingidos

Os três municípios mais impactados foram Mossoró, com 6.212 raios, seguido por Apodi (5.251) e Upanema (4.056). Outras cidades do ranking incluem:

  • Caraúbas: 3.787 raios
  • Açu: 3.623 raios
  • Santana do Matos: 3.499 raios
  • Governador Dix-Sept Rosado: 3.281 raios

Além das descargas atmosféricas, foram registrados danos em mais de 250 equipamentos da rede elétrica, incluindo postes, transformadores e cabos. Esses danos resultaram em 3.385 interrupções no fornecimento de energia elétrica em 2024.

Prevenção e orientações para tempestades com raios

Com o alto índice de descargas elétricas, a Neoenergia Cosern reforçou a importância de seguir medidas de segurança durante tempestades. A empresa recomenda:

  1. Evitar áreas abertas ou descampadas.
  2. Não se abrigar sob árvores, varandas ou barracos.
  3. Ficar longe de cercas de arame e objetos metálicos, como enxadas ou facões.
  4. Não utilizar equipamentos elétricos conectados à rede ou celulares enquanto carregam.
  5. Evitar tomar banho de chuveiro elétrico ou nadar em praias, rios, açudes ou piscinas.

Essas orientações são fundamentais para reduzir o risco de acidentes fatais. Além disso, a empresa destaca que é importante buscar abrigo assim que forem percebidos sinais de tempestade, como trovões ou nuvens carregadas.

Para atender os clientes durante as situações de emergência, a Neoenergia Cosern disponibiliza os seguintes canais de atendimento:

  • Teleatendimento: 116
  • WhatsApp: (84) 3215-6001
  • Aplicativo Neoenergia Cosern (disponível para iOS e Android).

Contexto climático

O Rio Grande do Norte, especialmente em áreas como o Oeste e o Seridó, é historicamente propenso à alta incidência de raios devido às condições climáticas da região. Essas áreas apresentam maior concentração de tempestades, intensificadas em períodos de maior umidade e calor.

Entre as cidades do estado, Natal, a capital, registrou um número bem menor de raios em comparação com o interior, totalizando apenas 16 descargas atmosféricas ao longo do ano. Cidades como Parnamirim (4) e Tibau do Sul (5) também apresentaram baixos índices, em contraste com o restante do estado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.