Rio Grande do Norte
Tendência

Rio Grande do Norte registra queda de beneficiários do Bolsa Família e aumento no número de empregos formais

Janeiro de 2025 marcou o menor número de beneficiários desde 2023, com 495.077 famílias.

O número de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família no Rio Grande do Norte apresentou uma redução de aproximadamente 2,6% nos últimos dois anos. Em contrapartida, o estado registrou um aumento de 11,6% no número de trabalhadores com carteira assinada no mesmo período.

Os dados foram divulgados da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Governo Federal.

Em março de 2023, o Rio Grande do Norte contabilizava 511.164 famílias inscritas no Bolsa Família, com um benefício médio de R$ 660,28. Já em março de 2025, o número de famílias assistidas diminuiu para 497.791, com um valor médio pago de R$ 659,18.

Apesar da queda recente, o programa chegou a alcançar 515.115 famílias potiguares em setembro de 2023. Desde então, observa-se uma tendência de declínio, com algumas flutuações. Janeiro de 2025 marcou o menor número de beneficiários desde 2023, com 495.077 famílias.

Crescimento do emprego formal

No mesmo período, o número de empregos com carteira assinada no Rio Grande do Norte apresentou um crescimento significativo. De acordo com o Caged, o estado possuía um estoque de 535.417 empregos formais em janeiro de 2025, contra 479.474 em março de 2023.

É importante ressaltar que os dados do Caged não incluem servidores públicos, empresários e trabalhadores autônomos.

Além da expansão do mercado de trabalho formal, o governo federal também anunciou o cancelamento de 4,1 milhões de benefícios em todo o país, entre 2023 e 2024, devido a fraudes e irregularidades identificadas no Bolsa Família e no Cadastro Único (CadÚnico). 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.