A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) inaugurou, nesta sexta-feira (14), a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC). A nova unidade tem como objetivo intensificar o combate aos crimes praticados no ambiente digital, que têm afetado um número crescente de potiguares.
Segundo dados de uma pesquisa do DataSenado, aproximadamente 25% da população do Rio Grande do Norte já foi vítima de algum tipo de crime digital, o que demonstra a urgência de ações mais efetivas para combater essa modalidade criminosa.
A DRCC passa a funcionar no prédio da antiga Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), localizada na Avenida Capitão-Mor Gouveia, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, em Natal.
O objetivo principal da delegacia é reprimir crimes como fraudes eletrônicas, estelionato virtual, disseminação de conteúdos ilícitos e crimes contra a propriedade intelectual. A unidade especializada conta com uma equipe formada por um delegado, dois escrivães e cinco agentes, dedicados exclusivamente à investigação de delitos cibernéticos.
Funcionamento da DRCC
De acordo com o delegado Felipe Botelho, titular da delegacia, as vítimas de crimes cibernéticos devem procurar a delegacia distrital mais próxima para o atendimento inicial. Os casos que se enquadrarem na competência da DRCC serão, então, encaminhados para a unidade especializada.
“A pessoa que sofreu um golpe ou teve um dispositivo invadido pode continuar procurando a delegacia distrital do seu bairro. Após isso, todos os casos que sejam de nossa atribuição serão encaminhados para nós“, explicou o delegado.
O delegado também reforçou a importância de registrar a ocorrência por meio da delegacia virtual, acessível pelo link: https://www3.defesasocial.rn.gov.br/BoletimCidadao/index.jsf. Fique atento, pois mais de 269 mil condutores estão com a CNH vencida no RN, e criminosos podem usar essa informação para fraudes.
O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Francisco Araújo, destacou que a DRCC atuará de forma integrada com outras delegacias e órgãos de segurança, como o Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade, que combate crimes como a pedofilia.
Rio Grande do Norte lidera ranking de vítimas de golpes virtuais no Nordeste
O Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com o maior índice de pessoas que declararam ter perdido dinheiro em crimes cibernéticos nos últimos 12 meses, como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias. Pelo menos 25% da população do estado foi vítima desses golpes. O estado também é o único da região acima da média nacional, de 24%.
A pesquisa do DataSenado aponta que o perfil das vítimas é semelhante às características socioeconômicas dos brasileiros: 51% das vítimas têm renda familiar de até dois salários mínimos, e a maior incidência (27%) está entre pessoas de 16 a 29 anos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.