O Projeto Verão Consciente, em parceria com o projeto Onda Limpa, divulgou nesta quarta-feira (2) o resultado de suas ações de limpeza nas praias da Região Metropolitana de Natal. Entre janeiro e março, voluntários recolheram 403 quilos de lixo em quatro praias, demonstrando o impacto da iniciativa na conservação ambiental.
De acordo com a Associação de Proteção e Conservação Cabo de São Roque, responsável pela ação, 178 quilos do material recolhido eram plásticos, um dos maiores desafios para a vida marinha e a saúde dos oceanos.
Os mutirões se concentraram em quatro praias da Grande Natal, nos litorais Norte e Sul, com diferentes quantidades de resíduos coletados:
- Maracajaú: 154 kg (Mutirão realizado em 29 de março)
- Jacumã: 89 kg (Mutirão realizado em 1º de fevereiro)
- Búzios: 119 kg (Mutirão realizado em 18 de janeiro)
- Pirangi: 40 kg (Mutirão realizado em 15 de fevereiro)
A praia de Maracajaú, localizada no litoral Norte, apresentou a maior concentração de resíduos, evidenciando a necessidade contínua de ações de conscientização e limpeza nessa região.
O biólogo Lucas Veríssimo, coordenador da APC Cabo de São Roque, destacou a importância da colaboração de todos para a manutenção da limpeza das praias: “O projeto cumpriu a missão de promover a limpeza de praias, mas esse trabalho tem que ser diário, contínuo, e partir de cada pessoa que frequenta a praia. A sociedade, em geral, também tem a responsabilidade e o dever de cuidar das praias”.
Ainda segundo Veríssimo, o sucesso dos mutirões se deve ao engajamento dos voluntários: “A colaboração e o empenho de todos os envolvidos foram fundamentais para o sucesso das ações, contribuindo significativamente para a conservação do meio ambiente e a sensibilização das pessoas sobre a importância de manter nossas praias limpas”. Os voluntários receberam kits com luvas e sacos para auxiliar na coleta dos resíduos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.