Rio Grande do Norte
Tendência

Programa Minha Casa Minha Vida impulsiona a construção de 165 moradias em quatro municípios do RN

Além do aspecto social, o programa Minha Casa Minha Vida tem um papel importante na economia local, gerando empregos e renda nos municípios.

O Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com a Caixa Econômica Federal e as prefeituras de João Câmara, Santa Cruz, Parelhas e São José de Mipibu, formalizou um contrato de R$ 20 milhões para a construção de 165 moradias através do Programa Minha Casa Minha Vida.

A iniciativa, que visa reduzir o déficit habitacional, beneficiará diretamente 50 famílias em Parelhas, 50 em João Câmara, 30 em Santa Cruz e 35 na zona rural de São José de Mipibu.

A construção de moradias populares é uma prioridade do governo federal, inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3). Com a retomada do Minha Casa Minha Vida, o Rio Grande do Norte foi contemplado com 10 mil unidades habitacionais em diversas modalidades, sendo 2.720 destinadas à zona rural para substituir moradias precárias, incluindo casas de taipa. 

A governadora do estado destacou o impacto social do programa: “Por trás desses números há muitos sonhos, existem famílias que há muito tempo lutam para ter um teto digno para morar, para cuidar da família, ter um local seguro para viver. O programa está de volta significando um futuro melhor.”

Além do aspecto social, o programa Minha Casa Minha Vida tem um papel importante na economia local, gerando empregos e renda nos municípios. A construção de 50 casas em Parelhas, por exemplo, deve criar cerca de 50 empregos diretos e mais de 100 indiretos, segundo estimativas das construtoras. 

Espera-se que os investimentos de R$ 1 bilhão destinados à construção de 10 mil moradias no Rio Grande do Norte até o final de 2026 impulsionem ainda mais a economia local. Em paralelo, outras questões como o saneamento precário continuam sendo um desafio para o estado.

O superintendente da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte, Tiago Pereira, expressou sua satisfação com a formalização dos contratos: “É um momento de alegria para todos nós formalizar esses contratos que vão levar moradia digna para os municípios. Sexta-feira, iremos assinar outros contratos”.

Pablo Thiago Cruz, diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento (Cehab), ressaltou que, além da construção de casas, o governo do RN desenvolve outros programas habitacionais importantes, como a regularização fundiária urbana, com a previsão de entrega de 40 mil títulos de propriedade até o final deste ano.

Dessa maneira, a gente conclui o grande leque da política habitacional, seja na operacionalização de obras para a população em condições de extrema vulnerabilidade social, seja na escrituração entregue gratuitamente por meio do governo do Estado.” 

A prefeita de João Câmara, Aize Bezerra de Souza, elogiou a retomada do programa de habitação popular, destacando que o município ainda possui muitas casas de taipa, apesar do crescimento econômico dos últimos anos.

Há mais de 20 anos não chegava um telha sequer do programa Minha Casa Minha Vida. Essas 50 casas são muito importantes”, afirmou a prefeita, agradecendo o apoio do governo estadual para que o município fosse incluído no Sub-50, programa federal que oferece moradias a famílias de baixa renda em municípios com até 50 mil habitantes. “Hoje, começamos a realizar o sonho, para muitos, impossível.” 

Valdicélia Neuma, moradora da comunidade Laranjeiras do Abdias, é uma das beneficiárias do programa. Sua casa de taipa, herança dos avós, será substituída por uma casa de alvenaria com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e alpendre. “Não acreditei quando me disseram que iria ganhar minha casinha. Estou muito feliz”, disse emocionada.

As casas na zona rural serão construídas no mesmo local onde as famílias residem atualmente. O prefeito de São José de Mipibu, José de Figueiredo, informou que a prefeitura custeará as despesas com aluguel social das famílias que necessitarem de moradia temporária. 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.