Parnamirim

Aplicativo Tô de Olho facilitará testagens de Covid-19 em Parnamirim

Desenvolvedores do aplicativo Tô de Olho – iniciativa criada pelo Projeto Smart Metropolis, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPRN) – criaram uma funcionalidade da plataforma que permitirá triagem e agendamento online para a realização de testes de Covid-19 pela prefeitura de Parnamirim.

A iniciativa visa auxiliar o órgão público tanto no rastreamento da doença como também na otimização dos recursos públicos, de maneira que a testagem gratuita seja feita apenas com quem se expôs a situações de alto risco de contágio.

Isso é possível graças ao cruzamento de dados, como histórico de doenças registrado por instituições públicas de saúde, idade e informações referentes ao deslocamento físico da pessoa, medida que há meses tem permitido à plataforma o mapeamento das principais áreas de risco da zona metropolitana de Natal.

Como funciona

Inaugurada na sexta-feira passada (10), a nova funcionalidade é simples: o aplicativo Tô de Olho disponibilizará à Prefeitura uma lista de cidadãos com mais chance de terem contraído o novo vírus. Assim, após análise técnica desses dados, a Prefeitura notificará os selecionados e os convocará para uma testagem gratuita.

Tudo isso é feito por meio do próprio aplicativo, no qual o usuário também é informado quanto ao local e horário do exame. Para auxiliar as pessoas a se familiarizarem com esse novo recurso, o MPRN disponibilizou um tutorial sobre como proceder caso o usuário seja notificado.

Parnamirim foi o primeiro município a fechar essa parceria com o Tô de Olho. Qualquer outra Prefeitura do estado pode aderir ao projeto, basta que entre em contato com o MPRN pelo telefone (84) 98839-8106.

Segundo o professor Nélio Cacho, docente do IMD que está à frente da iniciativa, a ideia de facilitar e otimizar a testagem de Covid-19 surgiu no exterior. “Todos os aplicativos de rastreamento de contágio utilizados ao redor do mundo vêm facilitando, também, a testagem. Aqui no Brasil, muitos considerariam isso utópico, mas com o apoio do Poder Público, alcançamos esse avanço”, comemora o professor.

Tô de Olho

Utilizado desde o primeiro semestre deste ano pelas autoridades públicas, o Tô de Olho é uma ferramenta online que, por meio de técnicas avançadas de Inteligência Artificial, tem auxiliado a sociedade potiguar na prevenção e combate ao Covid-19.

Para isso, a plataforma também conta com um mecanismos de denúncias online contra aglomerações – principal meio de contágio do novo vírus – servindo, assim, como principal canal desse tipo de denúncia ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

Desenvolvido por professores e alunos vinculados ao Smart Metropolis – iniciativa do IMD especializada em tecnologias de Cidades Inteligentes – o Tô de Olho está disponível tanto no site (https://todeolho.mprn.mp.br/) como também nas lojas de aplicativos Google Play e App Store.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.