Rio Grande do Norte

‘Paciente com suspeita de covid-19 morre na UPA Esperança após respirador quebrar’, diz sindicato

“Nós perdemos um paciente que internou por suspeita de Covid-19, mas ele não morreu por covid-19. Ele morreu porque na hora de entubá-lo o respirador quebrou. Estão morrendo pessoas que poderiam ser salvas”, disse o técnico de enfermagem da UPA da Cidade da Esperança, Anderson Oscar de Santana.

Esse é apenas um dos inúmeros relatos feitos pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte nos últimos dias. “São relatos fortes e chocantes de trabalhadores da saúde que se veem de mãos atadas diante das condições de trabalho. São histórias reais de pessoas que enfrentam a Pandemia do novo coronavírus”, diz o Sindsaúde-RN.

Segundo relato do técnico de enfermagem, Anderson Santana, os últimos plantões dos trabalhadores da UPA da Cidade da Esperança foram assustadores. Na madrugada desta segunda (11), mais um paciente foi a óbito porque o respirador quebrou na hora de entubá-lo.

Poderiam ser cenas de um filme de terror, mas as a cenas acima contam o drama real dos trabalhadores da saúde da UPA Esperança. “Infelizmente, essa situação é uma realidade em todo o Estado. A falta de EPI’s, as condições de trabalho estão deixando os trabalhadores abalados psicologicamente”, afirma o sindicato.

Para Thelma Ribeiro, diretora do Sindsaúde-RN e trabalhadora da UPA Esperança, o clima está cada vez mais tenso. No seu penúltimo plantão, faltou pilha no laringoscópio com o paciente sedado. Os profissionais se desesperaram para conseguir as pilhas e fazer o paciente respirar. “Não consegui conter o choro porque ver pessoas morrendo por falta de insumos e estrutura é uma sensação indescritível”, declarou Thelma.

Para o Sindsaúde-RN, mais vidas poderiam ser salvas se houvesse respiradores, condições de trabalho, equipamentos de proteção e medicamentos. “Sabemos que o descaso não é de hoje. Esses governos e gestões que abrem a boca para dizer que somos heróis, são os mesmos que negam e retiram direitos”, disse Flávio Gomes, diretor do Sindicato.

De acordo com o boletim divulgado pela Sesap com dados atualizados no dia 7 de maio, os profissionais da saúde representam 26% do total de infectados pelo coronavírus no Rio Grande do Norte. São 475 trabalhadores da saúde doentes por Covid-19.

Até o momento, nem a Sesap-RN e nem a Secretaria de Saúde de Natal deram algum posicionamento a respeito do caso.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.