Rio Grande do Norte
Tendência

Operação Páscoa 2025 intensifica fiscalização no RN para proteger consumidores

Em caso de irregularidades ou suspeita de fraude, o consumidor pode fazer a denúncia através do telefone gratuito 0800 285 1818 (das 8h às 16h30).

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) estão realizando a Operação Páscoa 2025, entre os dias 7 e 14 de abril. A ação, que se estende por todo o país em colaboração com o Procon-RN, visa assegurar que os produtos típicos da Semana Santa atendam às normas legais, garantindo a proteção dos consumidores e a justiça nas práticas comerciais.

Segundo informações repassadas ao Portal N10, a operação foca na avaliação de produtos pré-medidos, como ovos de chocolate e pescados congelados, verificando se o peso indicado na embalagem corresponde ao peso real do produto. Márcio André Brito, presidente do Inmetro, enfatiza que o peso indicado deve ser igual ou superior ao declarado.

Caso o consumidor perceba divergências, pode pesar o item em uma balança verificada pelo Inmetro no próprio local”, alertou o presidente do Inmetro.

Atenção redobrada aos ovos de Páscoa com brinquedos!

O Inmetro alerta para a importância da certificação de ovos de Páscoa que contêm brinquedos. Estes produtos devem seguir normas de segurança rigorosas, considerando a faixa etária da criança e o risco de peças pequenas que possam causar sufocamento. A embalagem deve, obrigatoriamente, exibir a seguinte frase: Atenção: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.

E por falar em Páscoa, você viu que o Natal Shopping celebra a Páscoa com a chegada do Coelho Dentinho e programação festiva?

Outro ponto de atenção são os materiais das embalagens, como arames, tiras metálicas e grampos, que podem apresentar riscos, principalmente para crianças pequenas. Caso o consumidor identifique algum incidente, pode registrar a ocorrência através do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac). Se você está buscando alternativas para os tradicionais ovos de chocolate, confira a matéria sobre menos ovo e mais bombom, uma tendência observada para a Páscoa 2025.

Confira as dicas do Inmetro para uma Páscoa segura:

  • Verifique o peso real dos produtos: Desconfie de itens que pareçam leves demais. O peso indicado na embalagem deve excluir brindes e a própria embalagem.
  • Fique atento ao rótulo: Certifique-se de que o produto tenha informações legíveis sobre peso líquido, ingredientes, data de validade e dados do fabricante.
  • Cuidado com os pescados congelados: O peso deve desconsiderar a camada de gelo. O excesso de gelo pode indicar fraude.
  • Exija o selo do Inmetro: Produtos com brinquedos devem ter a certificação compulsória do órgão.
  • Produtos importados também devem seguir as normas brasileiras: Todos os produtos comercializados no Brasil, inclusive os importados, precisam seguir as exigências de rotulagem em português.

Em caso de irregularidades ou suspeita de fraude, o consumidor pode fazer a denúncia através do telefone gratuito 0800 285 1818 (das 8h às 16h30) ou, no Rio Grande do Norte, pelo e-mail ouvidoria@ipem.rn.gov.br ou pelo WhatsApp (84) 98147-9433. Para entender melhor os fatores que influenciam no preço dos chocolates, veja por que os ovos de Páscoa estão cada vez mais caros.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 31 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.