Natal

Rede Nacional de Comunicação Pública: expansão histórica

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) anunciou nesta segunda-feira (2 de dezembro de 2024) a maior expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) de sua história. Sete novos parceiros foram incorporados à rede: os Institutos Federais Sul-Rio-grandense (IFSUL), Catarinense (IFC), do Espírito Santo (IFES), de Sergipe (IFS), do Paraná (IFPR), do Maranhão (IFMA) e a Prefeitura de Pindamonhangaba (SP).

Segundo o diretor-presidente da EBC, Jean Lima, “Não existe comunicação pública no Brasil sem a Rede Nacional de Comunicação Pública”. Ele ressaltou a importância da parceria para ampliar o alcance da EBC, que atualmente tem presença direta em apenas três localidades: “A EBC está presente diretamente em três praças e precisa da parceria da rede para chegar a toda a população brasileira”.

O anúncio foi feito durante o II Encontro da RNCP em Brasília, com a presença da diretoria da EBC, representantes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), do Ministério das Comunicações e de emissoras públicas. Octávio Pieranti, assessor da Secom, reforçou a importância estratégica da expansão da rede para o governo: “Esta é a maior expansão da rede pública na história”, declarou Pieranti, avaliando que a EBC tem contribuído fortemente para essa estratégia nos últimos anos.

Pieranti apresentou dados que demonstram o crescimento da RNCP. Até 2010, foram concedidas 35 outorgas para emissoras públicas locais (rádio e televisão). De 2010 a 2024, foram mais 31 outorgas, indicando um aumento significativo no ritmo de expansão. Somente em 2024, foram consignados 128 canais. A próxima etapa do projeto envolve a contratação de equipamentos de transmissão por meio da Central de Compras do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Jean Lima também apresentou um balanço das atividades da EBC em 2024, destacando o sucesso de parcerias com emissoras da RNCP: “Em 2024, a EBC foi mais longe graças também à parceria com as emissoras da rede”. Atualmente, a EBC alcança 188 cidades por meio de suas 162 rádios e 2.548 municípios por meio dos 126 geradores de TV da RNCP.

O sucesso de programas como o Sem Censura, o Repórter Brasil Noite e as transmissões do Campeonato Brasileiro de Futebol Série B, cada um com mais de 5 milhões de espectadores nas principais praças (Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo), demonstra o impacto do trabalho da EBC e sua rede de parceiros. Maíra Bittencourt, diretora-geral da EBC, destacou a retomada dos encontros da RNCP, após mais de dois anos sem reuniões, e os resultados positivos da parceria, citando a cobertura conjunta do São João, do Círio de Nazaré e da Série B do Campeonato Brasileiro, que resultaram em cerca de 8 mil horas de transmissões e reportagens.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.