A orla de Ponta Negra está passando por mudanças com a implementação de cardápios digitais bilíngues nos quiosques e pontos de locação de mesas e cadeiras. A iniciativa da Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), busca padronizar e modernizar o atendimento ao público, especialmente turistas estrangeiros.
O novo modelo começou a ser adotado após o Carnaval e, até a última semana, nove estabelecimentos já haviam implementado a tecnologia. A expectativa é que todos os comerciantes da orla da capital potiguar utilizem o novo sistema até junho de 2025.
Cada quiosqueiro e locador de equipamentos de praia deve contratar individualmente uma plataforma para disponibilizar o cardápio digital, que pode ser acessado via QRCode afixado nas mesas. O documento pode ser disponibilizado em até cinco idiomas: português, inglês, espanhol, italiano e francês.
O supervisor geral da fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, explicou que a implementação exige tempo, pois cada comerciante precisa contratar e personalizar seu próprio cardápio. “Temos a etapa da contratação e depois a produção do cardápio, que pode ser demorada, pois é totalmente personalizada“, afirmou.
Além de facilitar a comunicação com turistas, a adoção do cardápio digital bilíngue garante mais transparência nos preços, evitando cobranças abusivas ou divergências na oferta dos serviços.
Fiscalização e exigências para os quiosques
O regulamento da Semurb determina que o QRCode do cardápio deve estar visível em todas as mesas dos estabelecimentos, acompanhado de um adesivo plástico padronizado, com informações essenciais. Segundo Leonardo Almeida, o cardápio deve conter:
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Nome e identificação do estabelecimento;
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Valores de locação de equipamentos de praia, caso não sejam isentos;
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Formas de pagamento aceitas;
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Formulário virtual para denúncias e reclamações, que será encaminhado diretamente para a Semurb.
Com a publicação da Portaria 031/2024, em junho do ano passado, tornou-se obrigatório que todos os quiosques e pontos de locação tenham um cardápio bilíngue em inglês e português, com descrição completa dos produtos, serviços e tabelas de preços acessíveis por QRCode.
A fiscalização para verificar o cumprimento dessa norma terá início em junho de 2025, prazo final para adequação dos estabelecimentos. Caso os quiosques não adotem o sistema, poderão ser autuados pela Semurb.
Opinião dos comerciantes
Entre os comerciantes que já aderiram à novidade, o sentimento é de aprovação. Fernando Manuel, locador do Parças do Badu, afirmou que o sistema facilitará a comunicação com turistas estrangeiros e tornará os serviços mais organizados. “Eu já aderi aqui nas minhas barracas, acredito que vá ajudar muito na comunicação com os frequentadores da praia, principalmente os estrangeiros”, disse.
Com a fiscalização programada para o segundo semestre de 2025, os comerciantes que ainda não se adequaram devem providenciar a contratação da plataforma e a personalização do cardápio digital o quanto antes. A expectativa da prefeitura é que a medida melhore a experiência dos visitantes e aumente a transparência nos serviços da orla de Ponta Negra.
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