Natal

Projeto prevê segurança armada nas escolas de Natal

A medida é considerada polêmica por alguns, já que envolve o uso de armas de fogo dentro de um ambiente escolar

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta segunda-feira (10) um projeto de lei que torna obrigatória a presença de segurança armada durante o expediente escolar nas instituições públicas municipais de ensino. O Projeto de Lei nº 655/2022 foi uma das 27 matérias apreciadas pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

Segundo a autora do projeto, vereadora Nina Souza (PDT), a medida tem como objetivo proteger os frequentadores das escolas, que se tornaram cada vez mais vulneráveis nos últimos anos. “Nos últimos dez anos, já tivemos pelo menos oito ataques a estabelecimentos de ensino no Brasil com vítimas. Não podemos mais deixar nossas crianças tão vulneráveis”, destacou a presidente da comissão.

A medida é considerada polêmica por alguns, já que envolve o uso de armas de fogo dentro de um ambiente escolar. No entanto, a vereadora Nina Souza argumenta que a presença de segurança armada pode ser uma forma de inibir possíveis agressores. “É importante destacar que os profissionais de segurança serão treinados e capacitados para exercerem suas funções com responsabilidade e respeito à legislação vigente”, afirmou.

A medida de segurança armada em escolas públicas municipais de Natal ainda precisa ser aprovada em segunda votação na Câmara Municipal antes de entrar em vigor. No entanto, a aprovação em primeira votação já mostra a preocupação dos vereadores com a segurança dos alunos e funcionários das escolas públicas.

Outros projetos

Além do projeto de segurança armada, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final aprovou outras matérias durante a reunião. Entre elas, está o PL n° 625/22, que cria a campanha permanente de combate às doenças ocupacionais dos profissionais da educação, proposto pelo vereador Hermes Câmara (PTB). Também foi aprovado o PL nº 608/2021, da vereadora Brisa Bracchi (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade de ser cobrado o mesmo valor de entrada e consumação em eventos para homens e mulheres, sem fazer distinção de sexo, sexualidade, gênero ou identidade.

Outro projeto aprovado foi o PL n° 458/2022, que cria o Sistema Municipal de Cultura, de autoria do chefe do Executivo. Segundo o vereador Raniere Barbosa (Avante), que relatou a matéria, o sistema é importante para a funcionalidade da política de cultura do município e se adequa ao Plano e ao Fundo Municipal de Cultura, conforme previsto pela legislação federal.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.