Natal
Tendência

Professores de Natal têm reajuste salarial de 6,27% oficializado pela Prefeitura

A medida terá um impacto estimado de R$ 1,8 milhão na folha salarial do município, de acordo com o secretário Municipal de Educação.

A Prefeitura de Natal formalizou, nessa terça-feira (25), o reajuste salarial de 6,27% para os professores da rede municipal de ensino. A medida foi confirmada durante uma reunião que contou com a presença do prefeito Paulinho Freire, do secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN), educadores da rede municipal, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, e os vereadores Aldo Clemente e Cláudio Custódio.

De acordo com a prefeitura, o reajuste tem como objetivo beneficiar professores e educadores infantis da rede municipal, além de aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município do Natal (NATALPREV) que possuam direito à paridade constitucional. A previsão é que o percentual seja aplicado na folha de pagamento de março de 2025.

Durante a reunião, o prefeito Paulinho Freire ressaltou a importância da educação como prioridade da administração municipal, enfatizando o papel fundamental dos professores na construção de um ensino público de qualidade.

O prefeito afirmou: “A valorização do magistério e da educação do município de Natal não é só um compromisso da nossa administração, mas também uma prioridade. Esse reajuste é mais um passo que damos, pautado no diálogo e na escuta permanente das demandas da categoria. Ainda há muito o que fazer, e o caminho está aberto para seguirmos as melhores dialogando e discutindo as condições para a educação, especialmente para os profissionais da educação.

O secretário de Educação, Aldo Fernandes, destacou a transparência do processo, a parceria com o SINTE-RN na construção do diálogo e a prioridade dada pela gestão à educação municipal. “Nossa gestão sempre será pautada no diálogo com todos os protagonistas que fazem a educação no município de Natal. Iniciamos o nosso trabalho zerando a fila das creches e agora estamos trabalhando para erradicar a evasão escolar e a repetência. Nesse ínterim, não pensamos deixar para um segundo plano a valorização dos professores da categoria”, comentou Fernandes.

Vale lembrar que a Prefeitura de Natal já confirmou que irá homologar o concurso para professores.

Reconhecimento da categoria

O coordenador-geral do SINTE-RN, Bruno Vital, enfatizou que a formalização do reajuste representa uma vitória para os profissionais da educação.

É importante ressaltar a forma com a qual a gestão tem pressa o processo de negociação. Nós tivemos um espaço importante de diálogo e o reconhecimento da representatividade do sindicato. Ainda precisamos seguir dialogando mais para alcançar outras questões inerentes à situação da categoria, mas não deixamos de importância a importância e o avanço com a conquista desse percentual”, declarou Vital. 

A minuta com o Projeto de Lei sobre o reajuste foi entregue ao presidente da Câmara Municipal, Ériko Jácome. A expectativa é que o documento seja votado em regime de urgência nesta quarta-feira (26), com o objetivo de viabilizar a aprovação e o pagamento ainda no mês de março. De acordo com o secretário Municipal de Educação, a medida terá um impacto estimado de R$ 1,8 milhão na folha salarial do município. 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 31 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.