Natal
Tendência

Natal sanciona lei para inserir mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho

A lei prevê um incentivo para as empresas que aderirem ao programa.

A Prefeitura de Natal oficializou, por meio da Lei nº 7.834, o Programa Municipal Tem Saída, uma iniciativa voltada para o amparo de mulheres que enfrentam violência doméstica e familiar. A lei, sancionada nesta terça-feira (1º), busca promover a independência financeira dessas mulheres, facilitando sua entrada prioritária no mercado de trabalho. 

Para atingir esse objetivo, o programa aposta na colaboração entre empresas e o setor público municipal, incentivando a oferta voluntária de vagas de emprego. A lei já está em vigor e define que a Secretaria de Política para as Mulheres (Semul) será a responsável pelo planejamento, execução e monitoramento do Programa Tem Saída.

A Semul terá diversas responsabilidades na condução do programa, incluindo:

  • Informar os órgãos públicos que atendem mulheres em situação de violência doméstica e familiar sobre o Programa Tem Saída;
  • Cadastrar mulheres desempregadas e em situação de violência no banco de dados “Tem Saída”, para facilitar o encaminhamento a vagas de emprego;
  • Cadastrar empresas privadas que queiram participar do programa, oferecendo vagas de emprego para as mulheres cadastradas.

A legislação também garante que o poder público oferecerá acompanhamento psicológico e assistência social para as participantes do programa, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal nas empresas onde forem contratadas.

Como se cadastrar no Programa Tem Saída

Para se inscrever no Programa Municipal Tem Saída, a mulher em situação de violência doméstica e familiar deve apresentar os seguintes documentos na Semul:

  • Comprovante de residência em Natal;
  • Cópia do boletim de ocorrência emitido pela Delegacia Especializada em Defesa da Mulher;
  • Documento que comprove o ingresso no sistema de justiça (Denúncia da Violência);
  • Exame de corpo de delito (se aplicável).

A lei prevê um incentivo para as empresas que aderirem ao programa: aquelas que preencherem, no mínimo, 5% de suas vagas com mulheres cadastradas no Programa Tem Saída receberão uma homenagem anual concedida pela Câmara Municipal de Natal. 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 31 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.