Natal

Natal recebe mutirão de mamografias no “Outubro Rosa”

A mamografia é o único exame que diagnostica nódulos muito pequenos, dando a oportunidade de detectá-lo precocemente

O mês de outubro começou com a campanha que traz as cores em tons rosa e o alerta para as mulheres sobre o câncer de mama e a importância do tratamento precoce. A prefeitura do Natal fechou parceria com o Grupo Reviver, que realiza mutirão de mamografias e, durante este mês, levará sua unidade móvel Savana Galvão para diversas regiões da cidade.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres. De acordo com a diretora do Reviver, Ana Tereza Mota, no ano de 2021, o grupo fez aproximadamente 12.600 exames, onde mais de nove mil foram normais e cerca de três mil, com alterações. “Nós sabemos que essas três mil mulheres foram salvas de alguma forma com nossa ajuda. Por que não significa que elas tinham o câncer, mas que existia alguma anomalia”, comentou.

Ainda de acordo com a diretora Ana Tereza, a mamografia é o único exame que diagnostica nódulos muito pequenos, dando a oportunidade de detectá-lo precocemente. O câncer de mama não tem prevenção. Com isso, exige ação preventiva. “À medida que ele é detectado em tamanho mais avançado, as chances de cura vão diminuindo”, disse.

Esta é uma preocupação de Maria de Fátima de Lima Tavares, 48 anos (foto da matéria). Ela nunca realizou o exame e aguardava na fila para realizá-lo. “Estou um pouco ansiosa por que é a primeira vez que vou realizar a mamografia. Eu sei que é importante, me descuidei. A partir de agora, farei todo ano. Esse mutirão é muito bom por que está me dando essa oportunidade”, relatou. Após o diagnóstico do nódulo, a paciente é encaminhada para a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer ou para a Maternidade Escola Januário Cicco para acompanhamento.

Na próxima semana (17/10 a 21/10), a unidade móvel Savana Galvão estará no bairro Felipe Camarão, na USF KM 06. No sábado (22/10), a equipe estará no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), que fica na rua Prefeita Eliane Barros, nº 2000.

Na semana seguinte (24/10 a 28/10), a unidade móvel estará no município de Assu e retorna, no final do mês, para encerramento na Escola de Governo, no Centro Administrativo, entre os dias 31 de outubro a 4 de novembro.

O perfil para realização de mamografias são mulheres acima de 40 anos. Elas podem procurar o local com RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência de Natal. Não é necessário requisição de exame para receber o atendimento, que é gratuito e estará disponível no horário das 7h30 às 16h.

Grupo Reviver

O grupo surgiu em 2012 com palestras para conscientizar sobre a importância da realização dos exames. Em 2015, começaram as mamografias, ainda com carro alugado. Em 2019, o grupo adquiriu a unidade móvel própria. Com isso, é possível realizar mamografias todos os dias, atingindo cerca de 1.300 exames por mês.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.