A cidade de Natal se prepara para lançar, nos próximos seis meses, a licitação do transporte público municipal. A secretária de Mobilidade Urbana (STTU), Jódia Melo, confirmou que o edital está sendo elaborado em conjunto com estudos técnicos realizados pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Em entrevista, a secretária destacou a prioridade da gestão em garantir um processo bem-sucedido, que evite os problemas de licitações anteriores.
O edital está atualmente em análise prévia pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Esta medida, considerada incomum, visa assegurar a solidez do processo e prevenir erros do passado, que resultaram em licitações desertas ou fracassadas. Uma reunião técnica ocorreu, com a participação do prefeito Paulinho Freire (União Brasil), auditores do TCE, consultores da ANTP e técnicos da STTU. Segundo Jódia Melo, o prefeito participou da reunião para garantir que o edital seja robusto e capaz de atrair empresas qualificadas.
De acordo com a secretária, o lançamento do edital está previsto para ocorrer em até seis meses. As equipes técnicas da ANTP e da STTU estão trabalhando em conjunto para ajustar os detalhes, com reuniões quase diárias. “Já estamos alinhando os apontamentos feitos pelo TCE com a equipe técnica da ANTP, e a STTU tem realizado reuniões quase diárias para ajustar cada detalhe. Nosso cronograma está bem definido“, afirmou Melo.
O novo edital propõe melhorias significativas no sistema de transporte público de Natal. Uma das principais mudanças será a expansão do número de linhas de 50 para 85, assegurando uma cobertura total da cidade. Jódia Melo destacou que a medida visa reduzir a necessidade de longas caminhadas até os pontos de ônibus, que hoje podem chegar a três quilômetros. A modernização da frota também é uma prioridade, com a previsão de ônibus mais novos, equipados com ar-condicionado e câmeras de monitoramento.
Adicionalmente, o edital também prevê:
- Redução do tempo de espera: O tempo máximo de espera nos pontos de ônibus será limitado a 30 minutos.
- Maior eficiência: Estudos de demanda apontam para linhas otimizadas, com ajustes de trajetos e melhoria da cobertura, visando atender as necessidades reais da população.
A pandemia de Covid-19 causou sérias deficiências no sistema de transporte de Natal, resultando na redução drástica de linhas e da frota. Apesar da retomada de parte da frota, a secretária reconhece um déficit de mais de 20 linhas. Este novo edital busca solucionar esses problemas com planejamento e eficiência. O plano de governo do prefeito Paulinho Freire estabelece metas claras para a mobilidade urbana nos próximos quatro anos, com o foco principal no benefício do usuário final, a população de Natal.
Participaram da reunião o prefeito Paulinho Freire, a vice-prefeita Joanna Guerra e o secretário Adjunto de Trânsito Newton Filho, além de Vladimir Sérgio de Aquino Souto e José Monteiro Coelho Filho (TCE), o diretor de Estudos e Projetos da STTU, Alan Victor, a assessora técnica da STTU, Clarissa Dias Rodrigues Leão, assim como Josemar Tavares e Leonardo Lucena (Comissão de Licitação), Andrea Brisida, arquiteta e urbanista da ANTP, e Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP.
A cidade de Natal busca soluções para transporte público e planeja melhorias através desta licitação.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.