O prefeito Paulinho Freire (União Brasil) deu o sinal verde para o início dos estudos que visam a implementação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a revitalização da orla da Praia de Ponta Negra. A iniciativa surge logo após a conclusão da obra de engorda da praia, finalizada no mês anterior.
Arthur Dutra, secretário municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações (SEPAE), esclareceu que o projeto ainda se encontra em fase de estudo, mas que a proposta será desenvolvida de forma coordenada, envolvendo todas as secretarias municipais com atuação na área de Ponta Negra. Em entrevista, Dutra enfatizou a importância da requalificação da orla:
“A engorda de Ponta Negra trouxe uma nova oportunidade para a praia e isso precisa ser acompanhado também de um projeto compatível em robustez, relevância e grandeza da urbanização da orla.”
Em entrevista ao programa Ligado nas Cidades, da Jovem Pan News Natal, Dutra detalhou que, após os primeiros alinhamentos técnicos, a prefeitura pretende envolver a população no debate para definir o melhor projeto de urbanização e o modelo de gestão ideal para a orla, que ele acredita que será através da parceria com a iniciativa privada.
O secretário citou exemplos de sucesso em outras cidades brasileiras, como Recife, Fortaleza e Porto Alegre, onde o modelo de PPP tem impulsionado a revitalização de áreas costeiras. Segundo Dutra, a análise para Ponta Negra envolverá estudos multidisciplinares, abrangendo aspectos ambientais, econômicos e sociais.
Praia do Meio também em análise
Questionado sobre a possibilidade de estender o projeto de PPP para a Praia do Meio, localizada na zona Leste de Natal, o secretário Arthur Dutra não descartou a ideia. Segundo ele, a Prefeitura de Natal planeja incluir a Praia do Meio: “Pode ser considerada para garantir uma uniformidade urbanística na região“. No entanto, ressaltou a necessidade de analisar as particularidades de cada praia para determinar a viabilidade e a necessidade de uma parceria com a iniciativa privada.
Dutra explicou que a Praia do Meio já conta com uma obra de urbanização em estágio avançado, enquanto Ponta Negra demandaria um projeto mais conceitual, compatível com sua topografia. O secretário destacou que, embora a obtenção de recursos para a execução de obras seja importante, a manutenção da qualidade dos serviços a longo prazo representa um desafio, o que justifica a análise do modelo de PPP.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.