Natal
Tendência

Natal estuda PPP para urbanização da orla de Ponta Negra após obra de engorda

A Prefeitura de Natal também planeja incluir a Praia do Meio: "pode ser considerada para garantir uma uniformidade urbanística na região".

O prefeito Paulinho Freire (União Brasil) deu o sinal verde para o início dos estudos que visam a implementação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a revitalização da orla da Praia de Ponta Negra. A iniciativa surge logo após a conclusão da obra de engorda da praia, finalizada no mês anterior. 

Arthur Dutra, secretário municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações (SEPAE), esclareceu que o projeto ainda se encontra em fase de estudo, mas que a proposta será desenvolvida de forma coordenada, envolvendo todas as secretarias municipais com atuação na área de Ponta Negra. Em entrevista, Dutra enfatizou a importância da requalificação da orla:

A engorda de Ponta Negra trouxe uma nova oportunidade para a praia e isso precisa ser acompanhado também de um projeto compatível em robustez, relevância e grandeza da urbanização da orla.”

Em entrevista ao programa Ligado nas Cidades, da Jovem Pan News Natal, Dutra detalhou que, após os primeiros alinhamentos técnicos, a prefeitura pretende envolver a população no debate para definir o melhor projeto de urbanização e o modelo de gestão ideal para a orla, que ele acredita que será através da parceria com a iniciativa privada. 

O secretário citou exemplos de sucesso em outras cidades brasileiras, como Recife, Fortaleza e Porto Alegre, onde o modelo de PPP tem impulsionado a revitalização de áreas costeiras. Segundo Dutra, a análise para Ponta Negra envolverá estudos multidisciplinares, abrangendo aspectos ambientais, econômicos e sociais.

Praia do Meio também em análise

Questionado sobre a possibilidade de estender o projeto de PPP para a Praia do Meio, localizada na zona Leste de Natal, o secretário Arthur Dutra não descartou a ideia. Segundo ele, a Prefeitura de Natal planeja incluir a Praia do Meio: “Pode ser considerada para garantir uma uniformidade urbanística na região“. No entanto, ressaltou a necessidade de analisar as particularidades de cada praia para determinar a viabilidade e a necessidade de uma parceria com a iniciativa privada.

Dutra explicou que a Praia do Meio já conta com uma obra de urbanização em estágio avançado, enquanto Ponta Negra demandaria um projeto mais conceitual, compatível com sua topografia. O secretário destacou que, embora a obtenção de recursos para a execução de obras seja importante, a manutenção da qualidade dos serviços a longo prazo representa um desafio, o que justifica a análise do modelo de PPP. 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.