A cidade de Natal amanheceu nesta quinta-feira (6) com significativos transtornos devido aos alagamentos provocados pelas fortes chuvas que atingem a capital potiguar desde a madrugada. A Defesa Civil e outros órgãos municipais estão em estado de alerta, monitorando a situação e prestando auxílio à população.
Até o final da noite da quarta-feira (5), foram registrados dez pontos de alagamento em Natal, com quatro deles classificados como intransitáveis. A situação mais crítica foi observada em importantes vias da cidade, impactando a mobilidade urbana e exigindo atenção redobrada dos motoristas e pedestres.
Pontos críticos de alagamento
Os pontos de alagamento intransitáveis identificados são:
- Avenida Nevaldo Rocha (em frente à linha do trem)
- Avenida Nevaldo Rocha (em frente ao Forró do Dagô)
- Avenida Solange Nunes (próximo ao posto de combustível)
- Avenida Paulistana (transbordamento de lagoa de captação)
A Avenida Paulista, em particular, requer atenção especial devido ao transbordamento da lagoa de captação, tornando a via perigosa e com tráfego interrompido. A recomendação das autoridades é que a população evite essas áreas e busque rotas alternativas para seus deslocamentos. É importante estar atento, especialmente após o Inmet elevar o alerta para vermelho em Natal e 36 cidades do RN devido às chuvas intensas.
Além dos pontos intransitáveis, a Avenida Salgado Filho, em frente ao Portugal Center (sentido Zona Sul/Centro), foi classificada como parcialmente transitável.
Alerta do Inmet
Na quarta-feira (5), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todos os municípios do Rio Grande do Norte. No decorrer do dia, o Inmet intensificou o aviso, elevando o grau de severidade para Natal e outras 36 cidades do estado.
O alerta do Inmet prevê a possibilidade de:
- Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia
- Ventos superiores a 100 km/h
Diante desse cenário, o instituto adverte para o grande risco de danos em edificações, cortes de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e transtornos significativos no transporte rodoviário.
Também na quarta-feira (5), a Defesa Civil de Natal emitiu um alerta para o risco de temporal nas horas seguintes e reforçou a importância de que, em casos de emergência, a população ligue para o número 190 e solicite apoio ao órgão.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.