As cidades de Macaíba e Natal iniciam suas campanhas de vacinação contra a influenza (gripe) na próxima segunda-feira, 7 de abril. A imunização é voltada para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Em Macaíba, a vacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tanto na zona urbana quanto na zona rural, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. O dia ‘D’ da mobilização nacional está marcado para 10 de maio.
Sâmara Bridget, secretária municipal de Saúde, destaca a importância da vacinação para reduzir as complicações decorrentes da influenza. Segundo ela, a vacina contribui para diminuir internações e a mortalidade causadas por doenças respiratórias.
Os grupos prioritários em Macaíba são:
- Idosos a partir de 60 anos
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente
- Gestantes e puérperas
- Trabalhadores da saúde
- Professores na ativa
- Povos indígenas
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte público
- Forças armadas, de segurança e salvamento
- Funcionários do sistema prisional
- População privada de liberdade
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
Para se vacinar em Macaíba, é necessário apresentar cartão de vacina, cartão do SUS, comprovante de residência e comprovação de que pertence a um dos grupos prioritários (como receituário ou atestado)
Natal: ampliação da vacinação e novos grupos permanentes
Em Natal, a campanha também começa no dia 7, com a vacina disponível nas 60 salas de vacinação da capital, incluindo postos de saúde e pontos extras nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping. O Dia D Nacional também será em 10 de maio.
Uma mudança importante em Natal é a inclusão da vacinação contra a gripe no calendário nacional para três grupos, tornando-a uma vacina de rotina:
- Crianças de seis meses a menores de seis anos
- Gestantes
- Idosos com idade acima de 60 anos
Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), assegura que haverá vacinas suficientes durante todo o ano para esses grupos. Ela também reforça a importância de colocar em dia outras vacinas em atraso durante a campanha.
Além dos grupos que agora fazem parte do calendário regular, a vacina também estará disponível para os seguintes grupos prioritários em Natal:
- Trabalhadores da saúde
- Puérperas
- Professores
- Povos indígenas
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade)
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos correios
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- População privada de liberdade
- Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
O Ministério da Saúde busca vacinar 90% dos grupos prioritários. Em Natal, a estimativa é imunizar cerca de 128 mil idosos, 8 mil crianças menores de seis anos e 7 mil gestantes. Natal já recebeu 50 mil doses da vacina trivalente, que protege contra as cepas da influenza B, H1N1 e H3N2, prevenindo de 60% a 70% dos casos graves e óbitos.
Como e onde se vacinar em Natal
Para se vacinar em Natal, é preciso comparecer a um posto de vacinação com documento de identificação, cartão de vacinação e comprovante de inclusão em um dos grupos prioritários (se necessário).
A vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, e nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados das 10h às 15h.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.