A Linha Roxa, projeto ferroviário que prometia revolucionar a mobilidade urbana na Grande Natal, permanece paralisada, três anos após o prazo inicial para sua conclusão. A estrutura, que ligaria Extremoz a São Gonçalo do Amarante, com acesso facilitado ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, deveria estar operando desde 2022, mas continua sem funcionar.
Apesar de aparentemente pronta, com catracas, cabines de apoio e espaços para passageiros, a estação permanece inutilizada, gerando frustração e descontentamento entre os moradores da região.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não se pronunciou sobre os prazos e medidas para a retomada do projeto. No ano anterior, a companhia justificou a paralisação das obras devido ao rompimento de uma tubulação de adutora, causado por fortes chuvas, que comprometeu parte da estrutura.
Detalhes do projeto
A construção da Linha Roxa teve início em setembro de 2021, com um investimento de R$ 18,7 milhões do Governo Federal. O projeto contempla a instalação de 4,1 quilômetros de trilhos e a construção das estações. A expectativa é atender 2 mil passageiros diariamente, ampliando a oferta de mobilidade urbana entre Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, Parnamirim, São José de Mipibu e Nísia Floresta, através do sistema de trens urbanos.
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