Usuários do Hospital Veterinário de Natal foram surpreendidos com a suspensão de cirurgias e exames laboratoriais, nesta segunda-feira (3). A unidade, localizada no bairro da Ribeira, vinha oferecendo serviços gratuitos para animais desde sua inauguração em setembro de 2024, mas agora enfrenta dificuldades na manutenção das atividades.
Tutores de animais relataram nas redes sociais que apenas consultas, ultrassonografias e exames de raio-X estão sendo realizados. Além disso, há relatos de escassez de medicamentos e insumos, como soro. A redução no número de fichas de atendimento diário também foi apontada, aumentando a preocupação com a continuidade dos serviços prestados pelo hospital. Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de Natal não deu esclarecimentos sobre os motivos da suspensão.
A crise no Hospital Veterinário de Natal ocorre em meio a uma disputa judicial envolvendo o financiamento da unidade. Em dezembro de 2024, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entrou com uma ação civil pública solicitando que a Prefeitura de Natal cesse o uso de recursos da saúde pública no custeio do hospital. Segundo o órgão, os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) não podem ser utilizados para este fim, conforme decisão do Conselho Nacional de Saúde, que não considera a assistência médica veterinária como um serviço de saúde pública.
Na ação, o MPRN também solicita que o município rescinda o Termo de Cooperação com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, entidade responsável pela administração do hospital, e que a gestão da unidade seja transferida para a Secretaria de Meio Ambiente.
A incerteza sobre o futuro do hospital preocupa os tutores de animais, que dependem do serviço para garantir atendimento veterinário acessível aos seus pets. Ainda não há previsão de normalização dos procedimentos suspensos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.