Natal

Folião que vai pular Carnatal deve tomar cuidados com a saúde

Fisioterapeuta e nutricionista oferecem dicas importantes para aproveitar a festa sem contratempos; risco de lesões musculares e desidratação estão presentes durante a micareta

A contagem regressiva para os dias de folia está chegando ao fim: no próximo final de semana, de sexta-feira (09) a domingo (11), milhares de natalenses e turistas irão pular atrás do trio ao som de muito axé, forró eletrônico e pagode, na maior micareta do Brasil, o Carnatal. E para aguentar os longos percursos de cada bloco, alguns cuidados com a saúde são importantes.

Atenção no consumo dos alimentos e uma boa preparação física podem prevenir problemas de saúde e garantir ao folião aproveitar todos os dias do Carnaval fora de época. A docente de Fisioterapia, Maria Karolina Ferreira, e o professor de Nutrição, Rodrigo Rüegg, da Estácio, dão as melhores dicas para tirar o melhor proveito da festa.

Segundo Maria Karolina, a falta de preparo físico pode favorecer a ocorrência de lesões musculares e, na maioria das vezes, os indivíduos não se preparam adequadamente. Na lista de atividades que podem ser realizadas com o objetivo de melhorar o condicionamento físico para os dias de festa estão corrida, pilates e musculação. E caso não haja preparação, a orientação é que se faça pausas durante o percurso para evitar a fadiga e lesões decorrentes.

Quem vai pular Carnatal também deve estar atento ao uso de calçados adequados que promovam uma melhor estabilidade corporal e protejam os pés, como os tênis. “Especialmente para as mulheres, essa é a hora de guardar as sandálias de salto ou as rasteirinhas, pois ambas não têm amortecimento e não cobrem os pés totalmente, o que não traz a segurança e o conforto necessários para a ocasião”, aponta a fisioterapeuta.

Em caso de lesões durante o percurso, a orientação do especialista é procurar imediatamente o serviço médico para realizar os primeiros socorros. “Após esse primeiro atendimento, o folião deve seguir as orientações médicas e, se necessário, procurar um fisioterapeuta para realizar a reabilitação dessa lesão”, esclarece.

Cuidados com a alimentação

Para evitar transtornos durante o trajeto da micareta, é imprescindível que o folião tenha uma alimentação balanceada, principalmente se não houve prática esportiva durante todo o ano. No almoço do dia da festa, o nutricionista orienta evitar comidas gordurosas como buchadas, ensopados, rabadas, e dar preferência a proteínas leves como frango, peixe ou cortes de carnes mais magros.

Algumas frutas como banana, melancia, melão, abacaxi e uva também são indicadas para consumo por sua grande quantidade de vitaminas e minerais e boa quantidade de água que auxiliam no combate à desidratação. Este quadro é bastante comum na micareta porque soma-se à grande agitação os fatos de que ela acontece no início da época mais quente do ano e o alto consumo de bebidas alcoólicas na festa.

O grande problema é que o álcool inibe o hormônio antidiurético, o que faz com que a gente perca bastante água na urina, principalmente. Isso associado ao excesso da produção de suor pode acarretar na desidratação que é tão comum no dia posterior, como a famosa ‘ressaca’. Então a recomendação é que se for beber uma lata de cerveja, por exemplo, consuma também um copo de água para minimizar a desidratação, mas evidentemente também é preciso cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas que trazem outros problemas de saúde”, adverte Rodrigo.

Logo antes do horário do bloco passar, é fundamental se alimentar bem, mas outro ponto de atenção deve ser o risco de infecção ou intoxicação alimentar. O folião deve ficar atento às condições higiênicas do estabelecimento em que está adquirindo a comida. “É importante consumir carboidratos antes da festa e, com isso, garantir a energia necessária para pular o Carnatal”, orienta o nutricionista. Ficam como dicas alimentos como batata doce, cuscuz, arroz, tapioca e pão integral.

Para quem vai comer fora de casa, Rodrigo alerta ainda para sempre observar as questões básicas de higiene: se o armazenamento dos alimentos é feito em locais apropriados e refrigerados, se há torneiras para lavar os utensílios e se o manipulador do alimento é o mesmo que manipula o dinheiro, o que não deve ocorrer.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.