A instalação da imponente escultura de Nossa Senhora de Fátima, parte central do novo Complexo Turístico e Religioso em Pajuçara, zona Norte de Natal, está prevista para começar em dez dias e ser concluída até o início de maio. A informação foi confirmada pela secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti.
Com um orçamento de aproximadamente R$ 5 milhões, o complexo religioso tem como destaque a estátua com 35 metros de altura, que, somada à base de 8 metros, alcançará a marca de 43 metros de altura total. As peças da estátua já começaram a chegar à capital potiguar na semana passada.
De acordo com a secretária Shirley Cavalcanti, a chegada das peças está sendo feita de forma gradual devido às limitações de espaço para armazenamento no local da obra. No entanto, ela garantiu que a montagem terá início ainda na primeira quinzena de abril. “Chegou recentemente o que a gente chama de parte de nuvem, que é a primeira a ser instalada. Terminamos a fase de concretagem do pátio de veneração para começar a montagem. No final de abril ou na primeira semana de maio, no máximo, é a nossa previsão de conclusão da instalação e também da entrega da praça do santuário“, afirmou Cavalcanti.
A secretária também explicou que a montagem da estátua será um processo relativamente rápido, estimado em cerca de 20 dias, graças ao formato das peças, que se assemelham a blocos de Lego, facilitando o encaixe. Para auxiliar na montagem, será utilizado um guindaste. Após a instalação, o artista responsável realizará os acabamentos e a pintura da escultura.
Urbanização e infraestrutura complementar
A instalação da escultura não marcará o fim das obras no Complexo Turístico e Religioso. A Secretaria Municipal de Infraestrutura dará prosseguimento aos serviços de urbanização do entorno, que incluem a padronização de calçadas e o recapeamento de vias. Além disso, serão construídas estruturas de apoio aos visitantes, como banheiros, sala de velas e sala de milagres.
Segundo a secretária, essas obras serão realizadas em paralelo à instalação da estátua. Após a conclusão desta etapa, o santuário será aberto à visitação pública. A expectativa em torno da inauguração do santuário é grande entre os moradores e comerciantes da região.
Potencial turístico e religioso
O padre João Maria Nascimento, pároco do santuário, destaca o potencial da escultura para impulsionar o turismo religioso na cidade. “Esta é a segunda maior réplica de Nossa Senhora de Fátima – a primeira está no Rio de Janeiro. A imagem da santa, por si só, já atrai muitos fiéis, agora, imagine uma estátua com 43 metros“, comentou o pároco.
A escultura é assinada pelo artista pernambucano Ranilson Vieira. Além da estátua, o Complexo Turístico e Religioso contará com uma réplica da Capelinha das Aparições de Fátima, um vitral de 13 metros, um espelho d’água e a imagem do anjo para simbolizar as aparições de Nossa Senhora de Fátima. A expectativa é que a estátua de Nossa Senhora de Fátima, com 43 metros, se torne um novo ponto turístico religioso em Natal.
Ver essa foto no Instagram
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.