As fortes chuvas que atingiram Natal nas últimas 24 horas, com um acumulado de 46,7 mm segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), causaram alagamentos em diversos pontos da cidade, incluindo a área de engorda da Praia de Ponta Negra.
Apesar do transtorno, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Tiago Mesquita, explicou que o acúmulo de água na faixa de areia já era esperado, em virtude das obras de drenagem ainda não finalizadas. “Isso estava previsto que ia ocorrer”.
Mesquita ressaltou que o sistema de drenagem da região, com mais de 30 anos, mostra-se insuficiente para atender a demanda atual. O projeto de requalificação, em andamento, prevê a instalação de 16 dissipadores de energia, com o objetivo de reduzir a velocidade da água da chuva e evitar o arraste de areia para o mar.
O secretário detalhou as alternativas consideradas para a gestão da água pluvial: “Nós temos duas opções: ou manter o sistema que desce com alta velocidade e já vai direto para o mar, arrastando areia, que seria loucura, ou então mudar a metodologia e fazer com que ocorra o esprayamento, a formação dos lagos”.
A conclusão do sistema de drenagem estava inicialmente prevista para antes da engorda da praia, mas problemas contratuais com a empresa responsável atrasaram o cronograma. Atualmente, a Semurb estima um prazo de 40 dias para a finalização completa da obra.
Expectativas futuras
Com a conclusão do novo sistema, a expectativa é que a infiltração da água ocorra de forma mais rápida, diminuindo o tempo de duração dos alagamentos. “Poderá haver a formação de pequenos lagos em chuvas intensas, mas certamente pós a chuva a infiltração será mais rápida”, garantiu Mesquita.
Ele também destacou que a solução foi apresentada ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) como uma alternativa para evitar a erosão da areia na área de engorda. A medida visa garantir a sustentabilidade da intervenção na orla, minimizando os impactos ambientais e assegurando a durabilidade da nova faixa de areia.
A reestruturação de Ponta Negra também abrange o alargamento do calçadão e a criação de espaços dedicados a banhistas, esportes e atividades comerciais, buscando modernizar a infraestrutura e impulsionar o turismo local.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.