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EBC: Rádios MEC e Nacional batem recordes de audiência em 2024

As emissoras de rádio públicas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) comemoram resultados expressivos em 2024. A Rádio MEC FM e a Rádio Nacional alcançaram seus maiores índices de audiência em anos, superando marcas históricas.

Rádio MEC FM: Audiência recorde desde 2012

No Rio de Janeiro, a Rádio MEC FM registrou sua melhor performance desde 2012. Dados apontam uma média de 3.762 ouvintes por minuto e um alcance mensal médio de 135 mil pessoas. A emissora, presente também em Brasília e Belo Horizonte, atribui o sucesso a uma série de fatores.

Segundo Thiago Regotto, gerente-executivo de Rádios da EBC, o retorno de programas populares e a contratação de nomes de peso, como o escritor Ruy Castro, contribuíram significativamente para o crescimento da audiência. "A isso, se soma uma intensa agenda de comemorações do centenário da emissora, celebrado em 2023. Tudo isso nos ajudou a colher bons frutos em 2024, com uma boa participação de mercado no Rio de Janeiro para uma rádio segmentada e não comercial", afirma Regotto. O público-alvo da MEC é, principalmente, composto por pessoas da classe AB com mais de 40 anos.

Rádio Nacional: Reposicionamento e Rede Ampliada

A Rádio Nacional também alcançou resultados históricos, com a melhor participação de audiência desde o início de sua série histórica em 2010. A média foi de 2.172 ouvintes por minuto e um alcance mensal médio de 103 mil pessoas. Sua estratégia incluiu um reposicionamento da marca e alterações na programação.

Agora, as oito emissoras da rede operam de forma integrada, combinando momentos de programação nacional com conteúdo local, abrangendo AM, FM e ondas curtas. As emissoras próprias são: Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio Nacional de São Paulo, Rádio Nacional de Brasília (AM e FM), Rádio Nacional de Recife, Rádio Nacional de São Luís, Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões.

Sucesso também nas redes sociais

Antonia Pellegrino, diretora de Conteúdo e Programação da EBC, destaca a importância das redes sociais no aumento da audiência. "O aumento da audiência da Rádio MEC e da Rádio Nacional é fruto da ênfase que esta gestão deu ao digital. As redes sociais carregam as marcas das rádios e atraem ouvintes, gerando um ciclo virtuoso de expansão e renovação para estas duas rádios históricas", explica.

Jean Lima, diretor-presidente da EBC, reforça o compromisso da instituição com a comunicação pública: "Nossas rádios fazem parte da história do país e estamos trabalhando para fortalecer a relevância e o alcance da MEC e da Nacional. Por meio delas, prestamos um papel fundamental da comunicação pública, que é o de levar informação, educação e cultura de qualidade, inclusive em locais que não são de interesse das emissoras comerciais", afirma.

Sobre a Rádio MEC

Fundada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto, a Rádio MEC, com emissoras no Rio de Janeiro (AM e FM), Brasília e Belo Horizonte, é conhecida por sua programação cultural e educativa, com destaque para a música clássica.

Sobre a Rádio Nacional

Com oito emissoras próprias distribuídas pelo Brasil, a Rádio Nacional também faz parte da história do país, levando informação e cultura a diversas regiões.

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Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

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