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Codern lança licitação de R$ 54,5 milhões para dragagem no canal de acesso ao Porto de Natal

A draga deverá retirar um volume total de 1,8 milhão de metros cúbicos de terra do leito do canal.

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) publicou o edital de licitação para a obra de dragagem do canal de acesso ao Porto de Natal. O projeto visa mitigar o risco de encalhes de navios, a poluição ambiental e o potencial fechamento do acesso para outras embarcações.

O edital, publicado no final de março, prevê a escavação do canal de acesso utilizado pelos navios que navegam do mar até o Rio Potengi para alcançar o porto, com o objetivo de aumentar a profundidade para 12,5 metros. As empresas interessadas poderão apresentar suas propostas até o dia 25 de junho, data em que também ocorrerá a abertura das mesmas.

O custo estimado para a realização da obra é de R$ 54,5 milhões. A draga deverá retirar um volume total de 1,8 milhão de metros cúbicos de terra do leito do canal. De acordo com o termo de referência divulgado pela Codern, o canal de acesso possui 3 km de extensão, com largura variando entre 100 metros nos trechos retos e 120 metros nas curvas, e uma profundidade que gira em torno de 10 metros.

A empresa vencedora da licitação será aquela que apresentar o menor preço para a execução dos serviços de dragagem de manutenção e readequação do canal de acesso aquaviário e da bacia de evolução do Porto de Natal. A revitalização do porto se alinha com os esforços para estreitar laços entre Rio Grande do Norte e Portugal com nova rota comercial marítima entre Natal e Setúbal, visando impulsionar o comércio exterior do RN, que já apresenta números expressivos.

Histórico de encalhes

Em 10 de novembro de 2023, um navio encalhou no canal de acesso ao Porto de Natal, o que levou a Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) a publicar portarias restringindo a entrada e saída de embarcações com calado (distância entre a linha da água e a parte mais baixa do casco) superior a 8,5 metros em determinados horários. 

Um relatório divulgado em dezembro do mesmo ano apontou um crescimento significativo do Banco das Velhas (um banco de areia na foz do Rio Potengi) e um severo assoreamento entre as boias nº 4 e 7 e a Ponte Newton Navarro.

Segundo o termo de referência, “essa condição reduz drasticamente a profundidade navegável, aumentando consideravelmente os riscos de encalhes e dificultando a entrada e saída dos navios mercantes“.

Discussão sobre a obra

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, discutiu a obra em uma reunião com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e a secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, Elisa Leonel, em Brasília. 

Além da dragagem, a reunião também abordou a construção das defesas da Ponte Newton Navarro, por baixo da qual os navios passam para acessar o porto. O projeto de construção das defesas está orçado em R$ 47 milhões.

O governo estadual informou que as melhorias na infraestrutura portuária têm o potencial de aumentar a movimentação de cargas e viabilizar novos negócios nos próximos anos, incluindo a retomada do embarque de minério de ferro. 

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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