Baixa utilização de tomógrafo no Hospital Varela Santiago é atribuída a faltas e longas esperas

Baixa utilização de tomógrafo no Hospital Varela Santiago é atribuída a faltas e longas esperas
Foto: Ulysses Freire

O Hospital Infantil Varela Santiago, localizado em Natal, enfrenta uma subutilização do seu tomógrafo, equipamento essencial para diagnósticos precisos e rápidos. A direção do hospital confirmou que o uso do tomógrafo através do Sistema Único de Saúde (SUS) está abaixo do esperado, um problema que veio à tona após denúncias do vereador Léo Souza (Republicanos). 

Entre 1º de janeiro e 15 de abril, foram realizadas apenas 348 tomografias no hospital, resultando em uma média de quatro exames por dia útil. Este número contrasta com a capacidade máxima do equipamento, que poderia realizar até 15 tomografias diárias.

O tomógrafo pertence ao hospital, mas o atendimento aos pacientes é feito por meio de um convênio com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap).

Causas da subutilização

Segundo Paulo Xavier, diretor-geral do Hospital Varela Santiago, a principal causa da baixa utilização é o alto índice de faltas dos pacientes agendados. Essa situação ocorre devido a falhas no procedimento de regulação após o agendamento.

Um dos principais motivos para as faltas é o longo período de espera entre a solicitação da tomografia e a data efetiva do exame. Muitos pacientes, diante da demora, optam por realizar o exame na rede privada. Nesses casos, quando o agendamento é feito através do SUS, a vaga acaba não sendo utilizada. A

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal realizou uma visita de fiscalização ao hospital, onde constatou a situação. Nessa terça-feira (22), dos 11 pacientes agendados, quatro não compareceram.

A vereadora Camila Araújo (União), presidente da Comissão, informou que pacientes chegam a esperar até dois anos por uma tomografia, o que contribui significativamente para as faltas. “Apenas 7 vieram realizar o exame (nesta terça-feira), porque os outros 4 já tinham conseguido fazer pagando particular devido ao tempo, o lapso temporal muito demorado”, declarou. Atualmente, existem cerca de 300 pessoas aguardando na fila para realizar o exame.

Outros fatores, como as condições climáticas, também influenciam a ausência dos pacientes. Paulo Xavier destacou que a população atendida pelo SUS é de diferentes níveis socioeconômicos e localidades. Em dias de chuva, muitas famílias enfrentam dificuldades para se deslocarem até o hospital.

Aspectos financeiros e soluções propostas

O vereador Luciano Nascimento (PSD), vice-presidente da Comissão de Saúde, garantiu que a questão financeira não é a causa do problema. Segundo ele, os repasses do convênio entre o Estado e o Hospital Varela Santiago estão em dia. Ele defende uma mudança na forma de regulação para garantir mais eficiência e reduzir as faltas.

Que a regulação ligue para os pais, para as mães, depois que marcar, faça algo realmente de coração, de carinho, porque essas crianças necessitam muito. Vamos comunicar oficialmente ao Governo do Estado que precisa organizar urgentemente a sua regulação”, declarou o parlamentar. 

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) foi procurada e informou que não há demora na regulação de pacientes para a realização de tomografias no Hospital Varela Santiago. A pasta afirmou que existem pacientes prontos para realizar o exame, aguardando apenas o chamado do hospital.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.