Rio Grande do NorteConcurso Público
Tendência

MPRN exige concurso público para dentistas em três municípios do litoral

Promotoria constatou formalização de contratos temporários e convênios por parte das Prefeituras.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) determinou a realização de concursos públicos para provimento de vagas de dentistas nos municípios de Touros, Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso. A recomendação, publicada no Diário Oficial do Estado, busca regularizar a contratação de serviços odontológicos nestas cidades, que, segundo o MPRN, têm utilizado métodos irregulares de contratação.

A promotoria constatou que, em vez de concursos públicos, os municípios vêm recorrendo a contratos temporários e convênios com Organizações Sociais (OSs) para preencher as vagas de dentistas. A situação se arrasta há anos: em Touros, o último concurso para dentistas ocorreu em 1999; em Rio do Fogo, em 2008; e em São Miguel do Gostoso, também em 1999. O MPRN considera essa prática irregular, argumentando que a contratação temporária para cargos permanentes na área da saúde, como o de dentista, só é permitida em casos excepcionais e por prazo determinado, o que não se aplica à situação atual desses três municípios.

De acordo com o documento do MPRN, a Constituição Federal exige concurso público para o provimento de cargos efetivos, garantindo a isonomia e a impessoalidade no acesso às vagas. A contratação temporária para cargos permanentes na área da saúde, como o de dentista, só é permitida em situações excepcionais e por tempo determinado, o que não se aplica aos casos em questão, afirmou o MPRN em nota.

As prefeituras de Touros, Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso têm 90 dias para iniciar os procedimentos necessários para a realização dos concursos públicos. Após a homologação dos resultados, os municípios deverão exonerar os servidores contratados temporariamente e rescindir os contratos com as OSs, dando posse aos aprovados no concurso. O MPRN alerta que a não-observância da recomendação poderá resultar em ações judiciais contra os municípios. A recomendação visa garantir o cumprimento da legislação e a prestação de serviços de saúde com qualidade e transparência para a população dessas cidades litorâneas.

O MPRN reforça a importância da realização de concursos públicos como forma de garantir a meritocracia e a seleção dos melhores profissionais para a área da saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. A falta de concurso público, segundo o MPRN, pode levar à precarização dos serviços e à insegurança jurídica para os profissionais contratados.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.