Meio AmbienteRio Grande do Norte
Tendência

MP recomenda ações urgentes contra erosão costeira em Touros

A recomendação inclui a necessidade de uma abordagem integrada, envolvendo planejamento, estudos técnicos, e a participação da comunidade, visando a preservação da orla e a mitigação dos impactos da erosão costeira em Touros.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu uma recomendação à Prefeitura Municipal de Touros, publicada no Diário Oficial do Estado, exigindo ações imediatas para combater a crescente erosão costeira que ameaça o município. A recomendação destaca os sérios impactos ambientais, econômicos e sociais causados pela degradação da orla.

O documento aponta a falta de planejamento como fator crucial para o agravamento da situação. O MPRN ressalta a ausência de um Plano de Gestão Integrada do Projeto Orla em Touros, afirmando que: um instrumento importante, não só pela necessária participação social, mas como requisitos, muitas vezes, para aquisição de recursos junto à União para mitigar os efeitos da erosão costeira, e o Município de Touros não possui o referido Plano.

Para solucionar essa deficiência, a recomendação orienta a Prefeitura a estruturar o Corpo Técnico do Comitê Gestor do Projeto Orla e, imediatamente, iniciar a elaboração deste Plano. Além disso, o MPRN sugere a busca por parcerias com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para a realização de estudos científicos sobre a dinâmica da erosão costeira na região, buscando assim embasamento técnico para a tomada de decisões.

O MPRN destaca a gravidade da situação, alertando sobre as projeções futuras: A deficiência na gestão estratégica municipal da zona costeira tem contribuído para o agravamento dos efeitos da erosão costeira e, com as previsões de incremento de eventos extremos climáticos e do nível relativo médio do mar, mais perdas de praias arenosas ocorrerão, conduzindo ao aumento de riscos às inundações costeiras e problemas decorrentes.

A Prefeitura de Touros tem 90 dias para implementar as medidas recomendadas. Caso as providências não sejam tomadas dentro do prazo estipulado, o MPRN alerta para a possibilidade de ações judiciais contra o município. A recomendação inclui a necessidade de uma abordagem integrada, envolvendo planejamento, estudos técnicos, e a participação da comunidade, visando a preservação da orla e a mitigação dos impactos da erosão costeira em Touros.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.