O Hemocentro de Mossoró está em alerta máximo devido à falta crítica de sangue. Os estoques dos tipos A positivo (A+), A negativo (A-) e O negativo (O-) estão zerados, o que motivou um apelo urgente à população para que compareça ao hemocentro e realize doações.
Embora a necessidade mais urgente seja por esses três tipos sanguíneos, a assistente social do Hemocentro, Micheline Fernandes, destaca que todas as doações são importantes. “Que esses doadores possam comparecer aqui para doar sangue, porque nossos estoques estão zerados e a gente tem que estar com esse estoque sempre estável para atender a demanda que está crescendo. Inclusive, estendo o convite para aqueles que ainda não são doadores, para que possam vir conhecer o nosso trabalho e fazer a sua doação“, reforçou.
O Hemocentro de Mossoró é responsável por abastecer hospitais públicos e privados em Mossoró e em diversas cidades da Região Oeste. A baixa nos estoques pode comprometer seriamente atendimentos de emergência, cirurgias e outros procedimentos médicos essenciais.
O Hemocentro Mossoró funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço, e aos sábados, das 7h às 17h. A unidade está localizada na Rua Projetada, s/n, no bairro Aeroporto, ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia.
Critérios para doação
Para doar sangue, o candidato deve atender a alguns critérios básicos:
- Apresentar documento de identificação original com foto.
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal).
- Pesar acima de 50 quilos.
- Estar bem alimentado.
- Estar em boas condições de saúde.
- Não estar utilizando medicamentos que possam comprometer a saúde do receptor.
- Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade.
- Não ter passado por cirurgia recentemente.
- Não ter realizado tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses.
- Não ter se submetido a endoscopia nos últimos 6 meses.
- Não apresentar sintomas de gripe ou ser portador de doenças contagiosas.
- Não ter se exposto a situações de risco, como sexo sem proteção ou uso de drogas.
Antes da doação, os candidatos passam por uma entrevista com cerca de 20 perguntas sobre saúde e estilo de vida para determinar se estão aptos ao procedimento. O Rio Grande do Norte garante meia-entrada em eventos para doadores de órgãos e sangue, um incentivo a mais para quem deseja ajudar.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.