A cidade de Macaíba está implementando um sistema de videomonitoramento em suas unidades de saúde, buscando otimizar o atendimento a ocorrências e reduzir o tempo de resposta das autoridades policiais. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Segurança Pública.
A proposta de monitorar todas as unidades de saúde de Macaíba, incluindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, partiu da vereadora e presidente da Câmara Municipal, Érika Emídio. O objetivo é aumentar a segurança tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes.
Segundo o secretário de Segurança de Macaíba, coronel Kléber Macêdo, a gestão municipal busca integrar todos os equipamentos da prefeitura, começando pelas unidades de saúde. “Vamos oficializar o protocolo para essa aproximação a toda rede de Saúde. As unidades serão georreferenciadas em nosso sistema, e os profissionais responsáveis terão acesso a um contato direto com o Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP) para diminuir o tempo de chegada dos policiais e, assim, oferecermos mais segurança aos pacientes e trabalhadores da saúde de Macaíba”, explicou o secretário.
A secretária de Saúde, Sâmara Bridget, expressou otimismo em relação à parceria: “Agradeço à presidenta da Câmara, Érika Emídio, por priorizar a Saúde, pois nossos profissionais e pacientes realmente precisam se sentir mais seguros”.
A vereadora Érika Emídio adiantou que o sistema de monitoramento será expandido para a área da educação em breve. “Queremos realizar um trabalho efetivo de segurança em todas as escolas de nosso município”, informou.
A reunião para formalizar a parceria, realizada na sede do COISP, contou com a presença de coordenadores da SMS, gestores das unidades básicas de saúde, da diretora da UPA Aluízio Alves, Roberta Guilhermina, e da diretora geral do Hospital Regional, Patrícia de Paula
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.