O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para o Rio Grande do Norte, sinalizando um período de atenção para diversas regiões do estado. Os avisos, classificados com o nível de perigo potencial (cor amarela), abrangem tanto o Litoral Oriental, incluindo a capital Natal, quanto partes do Alto Oeste, Região Central e Seridó.
Com validade até as 10h da quinta-feira (30), os alertas preveem precipitações que podem variar entre 20 e 30 mm/h ou alcançar até 50 mm/dia. A intensidade das chuvas será acompanhada por ventos que podem chegar a velocidades entre 40 e 60 km/h.
Apesar da possibilidade de ocorrências como cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas, o Inmet classifica o risco associado a esses eventos como baixo.
As áreas sob alerta incluem um total de 76 municípios, demonstrando a amplitude da área de cobertura. No Litoral Oriental, as cidades afetadas são: Arez, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará-Mirim, Espírito Santo, Extremoz, Goianinha, Jundiá, Macaíba, Maxaranguape, Montanhas, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parnamirim, Pedro Velho, Pureza, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, Touros e Vila Flor.
Já as localidades no Alto Oeste, Região Central e Seridó sob aviso de chuvas intensas são: Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Apodi, Augusto Severo, Caicó, Caraúbas, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Felipe Guerra, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Ipueira, Itaú, Janduís, Jardim de Piranhas, João Dias, José da Penha, Jucurutu, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho d’Água do Borges, Paraná, Patu, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São Miguel, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Timbaúba dos Batistas, Umarizal, Venha-Ver e Viçosa.
O Inmet emitiu recomendações à população em relação aos riscos de rajadas de vento, instruindo a evitar abrigos sob árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, o instituto aconselha que se evite estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda e que não se use aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante o período de ventos intensos. Em casos de necessidade, a população deve buscar informações e auxílio junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Apesar dos alertas de mau tempo, a chegada das chuvas no interior do Rio Grande do Norte é recebida com alívio pela população do sertão, que por vezes enfrenta longos períodos de seca.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.