O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para o Rio Grande do Norte, com foco especial em 19 cidades, incluindo Natal. Os avisos, classificados como de perigo potencial (cor amarela), indicam a possibilidade de precipitações significativas e ventos fortes.
O primeiro alerta, com início à 0h desta terça-feira (4) e término às 10h do mesmo dia, abrange 19 municípios. O segundo, com início às 10h da terça (4) e término às 10h da quarta-feira (5), cobre todo o estado do Rio Grande do Norte.
A sobreposição dos alertas significa que algumas cidades, como a capital, Natal, devem ter um período de chuvas intensas que se estende por 34 horas, entre 0h de terça e 10h de quarta-feira.
Alertas e previsões
Os avisos de cor amarela, o menor nível de severidade do Inmet, sinalizam a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos com intensidade entre 40 e 60 km/h. Apesar de não representarem grande perigo, essas condições podem causar transtornos como quedas de galhos de árvores, falta de energia, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet recomenda que, durante rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar embaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
Em caso de necessidade ou para obter mais informações, a população pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Cidades em alerta
As cidades sob o primeiro alerta são:
- Arez
- Baía Formosa
- Canguaretama
- Ceará-Mirim
- Extremoz
- Goianinha
- Macaíba
- Maxaranguape
- Montanhas
- Natal
- Nísia Floresta
- Parnamirim
- Pedro Velho
- Rio do Fogo
- São Gonçalo do Amarante
- São José de Mipibu
- Senador Georgino Avelino
- Tibau do Sul
- Vila Flor
O segundo alerta abrange todos os municípios do Rio Grande do Norte.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.