Rio Grande do NorteMeio Ambiente
Tendência

Ibama apreende 4,7 toneladas de lagostas e pescados em período de defeso no Rio Grande do Norte

Além de lagosta, foram encontradas espécies ameaçadas de extinção no comércio local.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou a apreensão de aproximadamente 4,7 toneladas de lagostas e pescados ameaçados de extinção no Rio Grande do Norte. A operação está inserida no contexto do período de defeso, uma medida importante para a preservação das espécies marinhas.

O período de defeso, em vigor desde novembro de 2024 e estendendo-se até abril de 2025, tem como objetivo principal proteger a reprodução de diversas espécies. Além da proibição da pesca, a comercialização de estoques de espécies protegidas foi vetada a partir de 1º de fevereiro. 

Entre os animais apreendidos durante a operação, destacam-se:

  • Lagostas miúdas;
  • Lagostas ovadas;
  • Agulhões (espécie ameaçada de extinção);
  • Goiamuns (espécie ameaçada de extinção);
  • Caranguejos sem origem comprovada;
  • Atuns sem origem comprovada.

Os estabelecimentos comerciais que foram flagrados comercializando os produtos proibidos durante o período de defeso foram autuados e responderão tanto administrativamente quanto por crime ambiental. As multas aplicadas podem alcançar o valor de R$ 5 mil, de acordo com a legislação ambiental vigente. 

O defeso é implementado durante a época de reprodução dos animais, sendo essencial para a manutenção da biodiversidade marinha e a prevenção da extinção de espécies. O respeito a esse período garante a continuidade do ciclo de vida desses animais e a saúde do ecossistema marinho.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.