O Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) dará início, nesta terça-feira (18), à campanha “Carnaval da Solidariedade”, uma iniciativa voltada para estimular a doação de sangue no período que antecede o Carnaval. A ação seguirá até 28 de fevereiro, com o objetivo de garantir o equilíbrio dos estoques e atender às demandas transfusionais, que tendem a aumentar durante a folia.
A coordenadora de captação do Hemonorte, Miriam Mafra, destacou a necessidade de manter os níveis adequados de sangue, especialmente de tipagem negativa, cujos estoques estão em baixa.
“No Carnaval, o número de doações tende a diminuir, enquanto as demandas aumentam. Precisamos garantir o equilíbrio do estoque, principalmente de sangue de tipagem negativa, que no momento está em baixa, para suprir todas as solicitações transfusionais”, afirmou.
Quem pode doar sangue?
Para contribuir com a campanha, é necessário atender a alguns critérios. Podem doar sangue pessoas que:
✅ Tenham entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização do responsável);
✅ Pesem mais de 50 kg;
✅ Tenham dormido pelo menos seis horas na noite anterior;
✅ Evitem alimentos gordurosos antes da doação;
✅ Não tenham ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
✅ Estejam alimentadas e portem um documento oficial com foto.
A doação pode ser feita diretamente na sede do Hemonorte, localizada na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, no bairro Tirol, em Natal. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 7h às 18h.
A campanha do Hemonorte reforça a importância da solidariedade no Carnaval e convida a população a fazer a diferença na vida de quem precisa de transfusões.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.