Hemonorte lança campanha para incentivar doação de sangue no Carnaval 2025 no RN

Hemonorte lança campanha para incentivar doação de sangue no Carnaval 2025 no RN
Hemocentro realiza abertura da campanha de doação de sangue com o tema “Carnaval da Solidariedade”. - Foto: Arquivo ASSECOM

O Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) dará início, nesta terça-feira (18), à campanha “Carnaval da Solidariedade”, uma iniciativa voltada para estimular a doação de sangue no período que antecede o Carnaval. A ação seguirá até 28 de fevereiro, com o objetivo de garantir o equilíbrio dos estoques e atender às demandas transfusionais, que tendem a aumentar durante a folia.

A coordenadora de captação do Hemonorte, Miriam Mafra, destacou a necessidade de manter os níveis adequados de sangue, especialmente de tipagem negativa, cujos estoques estão em baixa.

No Carnaval, o número de doações tende a diminuir, enquanto as demandas aumentam. Precisamos garantir o equilíbrio do estoque, principalmente de sangue de tipagem negativa, que no momento está em baixa, para suprir todas as solicitações transfusionais”, afirmou.

Quem pode doar sangue?

Para contribuir com a campanha, é necessário atender a alguns critérios. Podem doar sangue pessoas que:

✅ Tenham entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização do responsável);
✅ Pesem mais de 50 kg;
✅ Tenham dormido pelo menos seis horas na noite anterior;
✅ Evitem alimentos gordurosos antes da doação;
✅ Não tenham ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
✅ Estejam alimentadas e portem um documento oficial com foto.

A doação pode ser feita diretamente na sede do Hemonorte, localizada na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, no bairro Tirol, em Natal. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 7h às 18h.

A campanha do Hemonorte reforça a importância da solidariedade no Carnaval e convida a população a fazer a diferença na vida de quem precisa de transfusões.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.