Rio Grande do Norte
Tendência

Glaucio Garcia deve ser o novo procurador-geral de Justiça do RN após desistência de Iara Pinheiro

Promotor de Justiça foi o mais votado em eleição realizada na sexta-feira (4) entre os membros do MPRN. Homologação do resultado do pleito foi feita em sessão extraordinária do CPJ nesta segunda-feira (7).

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) se prepara para ter Glaucio Pinto Garcia como seu novo procurador-geral de Justiça. Após a desistência de Iara Maria Pinheiro de Albuquerque, a lista uninominal com o nome de Garcia será encaminhada à governadora Fátima Bezerra, que deverá oficializar a nomeação. 

A eleição interna, realizada na última sexta-feira (4), já havia indicado Glaucio Garcia como o favorito, com 118 votos contra 81 de Iara Pinheiro. A sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) homologou o resultado nesta segunda-feira (7), consolidando o processo.

Dos 197 membros aptos a votar, 195 compareceram, demonstrando o engajamento da classe na escolha do novo líder do MPRN. A procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, encaminhará a lista à governadora, que tem até 15 dias para nomear o procurador-geral para o biênio 2025/2027. A posse está agendada para 18 de junho.

Trajetória de Glaucio Garcia no MPRN

A carreira de Glaucio Pinto Garcia no MPRN é marcada por diversas atuações em diferentes promotorias. Iniciou como promotor de Justiça substituto em 2010 e, posteriormente, assumiu a Promotoria de Justiça (PmJ) de São Bento do Norte, seguida pela PmJ de Jardim do Seridó e Tangará. Atualmente, exerce a função na 2ª PmJ de João Câmara.

Além das atividades nas promotorias, Garcia também ocupou cargos de destaque na administração superior do MPRN, como coordenador do Caop Criminal (2017-2021). Em 2019, foi designado para articular as atividades do Acordo de Cooperação Técnica entre o MPRN, o Ministério Público do Trabalho e o Governo do Estado para a implementação do Plano Estadual da Política Nacional de Trabalho no Sistema Prisional. 

Sua experiência se estende à atuação como diretor regional da Ampern, secretário executivo do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) e membro colaborador da Corregedoria Nacional do Ministério Público. Atualmente, Glaucio Garcia é o procurador geral de Justiça adjunto. 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 31 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.