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DNIT busca licença ambiental para duplicação da BR-304 no Rio Grande do Norte

O pedido de licenciamento, no entanto, considera toda a área da BR-304 ainda não duplicada, impactando diversos municípios.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu um passo importante para a duplicação da BR-304 no Rio Grande do Norte ao protocolar um pedido de licença prévia junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) do estado. A solicitação, publicada no Diário Oficial do Estado, abrange um trecho de aproximadamente 280 km da rodovia federal.

A licença prévia é uma etapa crucial no processo de licenciamento ambiental, pois avalia a viabilidade do projeto ainda na fase de planejamento. De acordo com o DNIT, a duplicação será realizada em lotes, com os dois primeiros previstos para serem licitados no segundo semestre de 2025. 

Detalhes dos lotes prioritários para licitação:

  • Lote 1B: Estende-se por 57,6 quilômetros entre Mossoró e Assu.
  • Lote 2D: Abrange 38,1 quilômetros do entroncamento com a BR-226, em Macaíba, até a cidade de Riachuelo. A rodovia BR-304 já foi palco de um acidente envolvendo o carro com a prefeita de Parnamirim, onde um bebê morreu.

O pedido de licenciamento, no entanto, considera toda a área da BR-304 ainda não duplicada, impactando os municípios de Macaíba, Ielmo Marinho, São Pedro, Santa Maria, Riachuelo, Caiçara do Rio do Vento, Lajes, Angicos, Fernando Pedroza, Itajá, Assu, Mossoró e Tibau.

Em nota, o DNIT assegurou que está comprometido a adotar todas as medidas necessárias para a obtenção das licenças no menor prazo possível, mantendo colaboração estreita com os órgãos licenciadores. O órgão informou também que diversas etapas de planejamento da infraestrutura ocorrem simultaneamente, incluindo o processo de licenciamento, audiências públicas, processo de desapropriação, desenvolvimento dos estudos preliminares, projeto básico de engenharia e projeto executivo de engenharia. Segundo o órgão, o projeto está em fase de elaboração, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2025.

O IDEMA, por sua vez, informou que recebeu delegação de competência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e será o responsável por conduzir todas as etapas do processo de licenciamento ambiental da obra. Isso inclui a análise dos estudos de impacto ambiental, a realização de audiências públicas e os demais trâmites previstos na legislação.

A Coordenadoria de Meio Ambiente do IDEMA ressaltou que o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) serão elaborados por uma empresa contratada pelo DNIT e, posteriormente, analisados pelo órgão estadual. A reforma da Ponte de Igapó, outra importante obra na região, já custa R$ 30 milhões e tem previsão de conclusão para o mês de maio.

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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