Rio Grande do Norte
Tendência

Crescimento do PIB do Rio Grande do Norte é superior à média nacional

Com diversidade de investimentos, região Nordeste deve puxar expansão do PIB no país nos próximos anos.

A região Nordeste vem se transformando em um dos principais motores da economia brasileira. Com alta capacidade produtiva, diversidade de investimentos e contas públicas mais balanceadas, os estados da região apresentaram uma média de crescimento superior à brasileira em 2024: enquanto o país cresceu 3,5%, o Nordeste apresentou um avanço econômico de 3,8% no mesmo período.

O Rio Grande do Norte foi um dos estados nordestinos que registraram crescimento acima da média nacional. De acordo com dados do levantamento Resenha Regional, divulgado pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) em janeiro de 2025, o estado registrou um crescimento de 6,1% no ano anterior.

Segundo especialistas, esse crescimento está atrelado à expansão de políticas públicas na região, à criação de novos negócios e à onda de empreendedorismo na região.

De acordo com Antonio Cleber Zequetto, Gerente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Central Sicredi Nordeste, a atuação de instituições financeiras como cooperativas é essencial para o avanço da economia – principalmente no financiamento de pequenos e médios negócios, que geram empregos nas comunidades onde as cooperativas atuam e receita para os governos por meio da arrecadação tributária.

Quando a economia cresce, as cooperativas conseguem expandir suas operações e atrair mais associados, fortalecendo as comunidades locais“, explica o especialista.

Essas ações estão profundamente enraizadas na essência do Sicredi. Ao fomentar a educação e o envolvimento social, o cooperativismo garante que nossas iniciativas não apenas beneficiem os associados, mas também criem um impacto duradouro nas comunidades“, acrescenta.

Região deve crescer acima da média nos próximos anos

Para 2025, a expectativa é que a região Nordeste continue superando a média nacional: o Produto Interno Bruto (PIB) da região deve avançar 3,5% este ano, em comparação com a previsão de crescimento de 3% da economia brasileira.

Conforme Cleber Zequetto, a expectativa é que o crescimento econômico e o avanço do cooperativismo andem juntos na região nos próximos anos.

A expansão do cooperativismo no Nordeste é vital para o desenvolvimento econômico da região. Por meio de iniciativas como o Programa Crescer, por exemplo, oferecemos treinamentos que capacitam nossos associados e a comunidade“, comenta.

Isso educa a comunidade sobre o valor e os benefícios do cooperativismo, aumentando oportunidades de emprego, geração de renda e expansão de comércios e serviços locais onde as cooperativas atuam“, conclui o especialista.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.