Rio Grande do Norte

Crea discorda de Itep e diz que explosão danificou Ponte de Igapó

A discordância entre as avaliações do Itep-RN e do Crea-RN indica que há ainda pontos a serem investigados e esclarecidos

Na última terça-feira (21), um artefato explosivo foi detonado na ponte de Igapó, um importante equipamento viário de Natal. Desde então, autoridades locais têm se debruçado sobre o caso, buscando entender os danos causados pelo explosivo.

No entanto, enquanto o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) afirmou que a explosão não teria impactado a estrutura da ponte, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) discordou da avaliação do órgão estadual e afirmou que a explosão teria, sim, danificado a estrutura da ponte.

Segundo a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa, a avaliação inicial indicou que houve danos na ponte, e que estes danos não seriam consequência de desgaste natural, mas sim do impacto do artefato explosivo. “Não é um dano de desgaste natural. Pela percepção que a gente teve, pela forma que está a estrutura, foi causado pela explosão“, afirmou a dirigente.

Ana Adalgisa ainda comentou que a estrutura da ponte está bem danificada devido ao tempo, mas que a corrosão encontrada no local não é consequência disso, e sim do impacto causado pela explosão. Quando questionada sobre a diferença entre as análises do CREA e do Itep, a dirigente foi categórica: “A gente solicitou o relatório ao Itep para tomarmos conhecimento. Não fomos convidados para vistoria junto com o Itep, eu não tenho acesso ao relatório e não posso comentar”.

Um parecer técnico deve ser divulgado em pouco mais de uma semana, e uma das recomendações que deverão ser feitas pelo Crea-RN diz respeito ao reparo imediato da estrutura. A explosão aconteceu no lado da ponte que segue no sentido zona Oeste de Natal, e o Crea apontou que o impacto poderia ser maior caso o fluxo na via estivesse liberado.

Além do Crea-RN, membros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Norte também estiveram no local nesta quinta-feira (23), buscando entender os danos causados pela explosão.

O caso da ponte de Igapó é um exemplo da importância de contar com análises técnicas precisas e cuidadosas, especialmente em situações de risco e de danos a equipamentos viários. A discordância entre as avaliações do Itep-RN e do Crea-RN indica que há ainda pontos a serem investigados e esclarecidos, para que seja possível entender o que de fato aconteceu naquela terça-feira e como a segurança da ponte pode ser garantida no futuro.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.